domingo, 12 de abril de 2015

S&P 500: a análise semanal de Greg Harmon (6)


Esta análise de Greg Harmon que traduzi de forma aproximada e vos apresento a seguir é relativa à semana entre Segunda-feira, 06  e Quinta-feira, 10 de Abril de 2015. As percentagens de ganho/perda apresentadas dizem respeito a toda a semana. A previsão final é para a próxima semana de 20 a 24 de Abril de 2015.

«A semana desenrolou-se com o ouro [$XAU, GDX, GLD] a abrir mais alto, tendo depois regredido e voltado a recuperar para acabar a semana com ganhos [$XAU +1,94%, GDX +2,42%, GLD +0,60%]. O barril de crude [$WTIC, USO, USL, OIL] voltou a testar a resistência anterior e voltou a ser rejeitado por esta, acabando no entanto positivo [$WTIC +4,52%]. Já o dólar americano [$USD, UUP] encontrou novo suporte e voltou a subir [$USD +1,97%], enquanto as obrigações do tesouro americano a 20+ anos [TLT] perderam algum terreno, apesar de ainda se manterem numa gama de valores reduzida em torno dos $130 [TLT -0,85%].

O compósito de Xangai [$SSEC, ASHR, PEK] continuou a sua escalada impressionante e já está acima dos 4000 pontos [$SSEC +4,41%], com os mercados emergentes [EEM] a acompanhar as subidas [EEM +3,98%].

A volatilidade [$VIX, VXX] abriu em alta na Segunda-feira, mas depois caiu ao longo da semana, acabando por fechar praticamente em mínimos de seis meses [N.B.: muita atenção ao gráfico semanal do $VIX, onde se pode observar uma clara LTA que nos exige muita atenção; a zona dos 12,5 pontos tem servido de suporte durante os últimos meses e ainda nos pode reservar surpresas muito desagradáveis].

Os fundos transaccionáveis (exchanged-traded funds, ETFs) que replicam os principais índices voltaram a subir, com o Nasdaq (QQQ) a ter os maiores ganhos [N.B. em termos percentuais, QQQ +2,50]. O S&P 500 (SPY) teve um bom início na Segunda-feira, abrandou e voltou a arrancar na Sexta-feira [SPY +1,75%], enquanto o IWM progrediu mais devagar [IWM +0,78%]. O que é que isto significa para a próxima semana? Vamos olhar para os gráficos do SPY, começando pelo diário:


O SPY começou a semana com um forte movimento ascendente para cima da média móvel simples a 100 dias -MM(100)- e fechando um pouco acima da média móvel simples a 100 dias -MM(50). Depois desse forte movimento na Segunda-feira, a MM(50) passou a servir de suporte durante o resto da semana, até às novas subidas de Sexta-feira. O SPY terminou a semana mesmo em cima da linha de tendência descendente (LTD, a azul no gráfico) [N.B. Note-se que já o Sr. Shannon e o Sr. Hentges tinham alertado para esta LTD].

 O indicador de momento RSI (Relative Strength Index, índice de força relativa) está a subir para lá dos 50%, enquanto  o MACD cruzou para cima, indicando maiores probabilidades de continuação das subidas. As Bandas de Bollinger também parecem estar "a abrir" para permitir um novo movimento ascendente.

Já o gráfico semanal mostra que os preços continuam confinados ao rectângulo de consolidação que o Sr. Harmon actualizou na semana passada, estando agora muito próximos dos seus máximos históricos:


O RSI semanal está claramente em zona "bullish" e o MACD poderá estar a forma um mínimo de curto prazo [N.B. muito cuidado esta observação, o MACD, a preto no gráfico, também pode voltar a inverter para baixo ao invés de penetrar o seu sinal, a azul no gráfico, acelerando a queda dos preços]. Muitos apontarão para o facto de o RSI e o MACD estarem em tendência descendente, mas nenhum dos dois está a fazer novos mínimos. As resistências surgem aos $210,25 e aos $212,25. A partir daí, o caminho estará livre para que o SPY atinja novos máximos. Já os suportes estão nos $209, $206,4 e $204,4.»

Previsão geral para a próxima semana: acção ascendente de curto prazo na zona de consolidação de médio prazo (rectângulo) da tendência ascendente primária.

Sem comentários:

Enviar um comentário