domingo, 26 de abril de 2015

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (36)


Os mercados americanos voltaram a subir durante a última semana, mas a próxima semana abre com um dos momentos mais críticos do trimestre: a divulgação de resultados da Apple (AAPL:  Nasdaq GS), a acção com a maior capitalização bolsista do mundo (672,46 milhares de milhões de dólares americanos). Vamos lá ver e ouvir o que é o grande Brian Shannon, o melhor analista técnico presentemente no YouTube, pensa acerca disto:

  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:
Modo actual: tendencialmente bullish, sendo também provável que os preços lateralizem ou até recuem um pouco durante a próxima semana.

[00m27s]: o S&P 500 (SPY) acabou a semana em máximos históricos, com a resistência multi-semanal das últimas sessões (aprox. $211) a ser quebrada e a agir como suporte logo a seguir (gráfico intradiário). A zona de suporte a vigiar situa-se na casa dos $210.

[01m12s]: o Nasdaq 100 (QQQ) está em máximos de 15 anos, tendo tido uma semana fabulosa [QQQ +4,27%]. Durante a próxima semana, a zona de suporte a vigiar situa-se entre os $109 e os $109,25.

[01m54s]: o Russell 2000 (IWM) parece estar a ficar mais "neutro", não tendo ainda conseguido superar os máximos do início do mês. Há duas zonas de suporte a ter em conta, uma entre os $125 e os $125,5 e a outra um pouco mais abaixo, no intervalo entre os $123,75 e os $124.

[02m33s]: os semicondutores (SMH) parecem estar em pleno processo de consolidação, precisando de mais tempo para acumular pressão compradora e voltar a subir. Nas palavras do Sr. Shannon "evitar-se-á o desastre desde que permaneçamos acima dos $55".

[03m00s]: o sector financeiro (XLF) está ainda pior, com a média móvel a cinquanta dias -MM(50)- praticamente horizontal.

[03m09s]: as acções da Apple. Inc.(AAPL: Nasdaq GS) recuperaram algum terreno ($130,28 fecho), mas ainda estão longe do máximo registado no final de Fevereiro ($133,60). Amanhã, 27 de Abril, a AAPL vai divulgar os resultados do último trimestre (Q1 2015). Para quem detém acções e entrou há pouco tempo, talvez seja importante considerar a zona de suporte nos $129,2 para colocação de uma ordem stop, uma vez que estas grandes acções americanas tendem a oscilar fortemente nos dias de resultados, com variações da ordem dos 15% e até mais a serem perfeitamente possíveis.

[04m16s]: o petróleo ($WTIC) fez uma boa recuperação desde os mínimos de Março ($42,41) e passou a última semana a lutar contra uma forte resistência na casa dos $59 que já tinha travado o preço em Dezembro de 2014. Há um suporte na casa dos $55, mas poderá não ser suficiente se a resistência nos $59 exercer a sua acção e despoletar uma nova correcção do preço do barril de crude. O Sr. Shannon acha que existe um potencial padrão de "cabeça e ombros invertida" no gráfico intradiário (4 em 4 horas). Devo confessar que não estou lá muito convencido, por entender que este género de padrões só tem força e consistência nos gráficos diários.

[05m29s]: conforme já tínhamos visto na análise semanal do Sr. Hentges, as obrigações do tesouro americano a 20+ anos (TLT) quebraram a sua zona de consolidação para baixo, um sinal "bearish". O Sr. Shannon acha que se o preço do ETF TLT não conseguir subir até à zona entre os $129,5 e os $130 durante a próxima semana, a queda subsequente pode ser muito significativa.

[06m07s]: o Sr. Shannon acha que a Amgen, Inc. (AMGN: Nasdaq GS) "tem o potencial de continuar a deslocar-se para cima", apesar da clara resistência nos $172,5. Parece haver de facto um certo arredondamento da acção dos preços desde finais de Novembro, mas eu acho o trade demasiado arriscado. Seja como for, o Sr. Shannon recomenda a compra a partir dos $170, devendo a ordem stop corresponde ser colocada na casa dos $166.

[07m00s]: também a Citrix Systems, Inc. (CTXS: Nasdaq GS) penetrou uma resistência recente e parece estar a conseguir manter-se acima dela. No entanto, há uma linha de tendência descendente (LTD) que já vem desde 2011 e que não está muito longe dos níveis de valorização actual, tornando a entrada/reforço de posição extremamente arriscado.

[07m00s]: a LinkedIn Corp. (LNKD: NYSE) também poderá estar a ganhar força, depois de acção ter ressaltado na Média de Preços Ponderada por Volume (Volume Weighted Average Price- VWAP) no gráfico intradiário

[08m16s]: a Verisk Analytics, Inc. (VRSK: Nasdaq GS) é outra acção que o Sr. Shannon vê como tendo bom potencial de subida, mas eu acho que, apesar das subidas recentes, o MACD semanal está francamente negativo e o trade é por isso demasiado arriscado. Seja como for, a resistência a considerar como sinal para abrir posições longas andará na zona dos $73.

[09m03s]: a chinesa AliBaba Holding Group, Inc. (BABA: NYSE) teve uma semana decente [BABA +3,26%] mas, quando muito, estaremos numa situação de paragem das quedas, não de começo de subidas. A resistência a considerar situa-se na casa dos $87,5. O suporte vigiar andará pelos $81.

[09m36s]: finalmente, a GoPro, Inc. (GPRO: Nasdaq GS) continua a ser uma acção de fugir e, na melhor das hipóteses, as recentes subidas modestas correspondem apenas a um fenómeno de neutralização da tendência descendente.

Sem comentários:

Enviar um comentário