domingo, 19 de abril de 2015

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (35)


Depois da sessão brutal de Sexta-feira passada, aqui fica o imprescindível comentário semanal do melhor analista técnico presentemente no YouTube:


  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:
Modo actual: tendencialmente bearish, sendo também provável que os preços lateralizem durante a próxima semana.

[00m32s]: o S&P 500 (SPY) continua a oscilar lateralmente, depois de uma penetração falhada à linha de tendência descendente (LTD) identificada na análise da semana passada. Há uma clara zona de suporte entre os $204,25 e os $204,5 que vigora desde o início de Março. No gráfico intradiário (em intervalos de 65 minutos), os preços parecem estar mesmo a meio da zona de consolidação/ lateralização, havendo por isso fortes probabilidades de ainda descermos mais, até à zona de suporte indicada anteriormente.

[03m10s]: a LTD no gráfico diário do Nasdaq 100 (QQQ) permanece intacta, tendo servido de resistência durante a última semana. Existe um suporte claríssimo na região entre os $103,75 e os $104,25. É importante que essa zona de suporte aguente durante a próxima semana, uma vez que, caso contrário, poderemos estar perante um triângulo descendente. No gráfico intradiário (30 minutos) é possível verificar que existe uma banda crítica entre os $106,75 e os $107 que poderá vir a constituir-se como resistência na eventualidade de os preços tentarem subir na próxima Segunda-feira.

[04m52s]: o Russell 2000 (IWM) alcançou um novo máximo histórico na sessão de Quarta-feira, mas depois acabou por acompanhar as quedas do resto do mercado e deixar um espaço ("gap") para baixo no gráfico diário. Pior do que isso, o gráfico intradiário (30 minutos) mostra que o preço está agora debaixo da média móvel a 5 dias -MM(65)- cujo declive passou a estar negativo. Não será por isso sensato voltar a apostar no Russell antes de voltarmos a estar acima dos $126.

[07m01s]: os semicondutores (SMH) "estão uma confusão", nas palavras do Sr. Shannon. O teste à LTD falhou e o fundo transaccionável (exchange-traded fund, ETF) parece estar a tentar encontrar suporte na casa dos $55.

[07m25s]: o sector financeiro (XLF) também parecia estar a dirigir-se para cima, neste caso para uma resistência em redor dos $24,5 que tinha travado o preço desde o último mês de Fevereiro. No entanto, falhou o novo reste a essa resistência, fez um "gap" para baixo e não deverá voltar a subir no futuro imediato. Apesar de haver uma zona de suporte claro entre os $23,8 e os $23,9, é impossível determinar o que vai acontecer nos próximos dias [N.B. sobretudo com a incógnita da Grécia].

[08m33s]: as biotecnológicas (IBB) voltaram a superar os restantes sectores. Apesar de terem fechado a semana negativas, elas caíram menos do que os outros grupos de acções [N.B. apenas -0,28% comparado com -1,61% no Nadaq 100]. Ainda assim, convém ter presente que o ETF IBB está presentemente abaixo da sua média móvel a 5 dias -MM(65)- cujo declive está agora descendente, precisando por isso de voltar a superar a zona dos $360 para justificar o risco. Em caso de continuação das descidas, o IBB pode mesmo descer até aos $340 não sendo portanto boa altura para novos reforços ou entradas.

[10m02s]: o dólar americano (UUP) tem estado a corrigir das enormes subidas das últimas semanas e ainda poderá lateralizar durante mais alguns dias. A zona de suporte a vigiar situa-se entre os $25,2 e os $25,5. A tendência primária de subida do dólar americano permanece intacta.

[10m15s]: as obrigações do tesouro americano (TLT) a 20+ anos ainda estão a digerir as descidas recentes e agora parecem ter encontrado uma área de consolidação com suporte na casa dos $129-$129,25.

[10m42s]: a Amazon.com Inc.(AMZN: Nasdaq GS) apresenta resultados esta semana [N.B. Q1, Quinta-feira, 23 de Abril] e parece estar a constituir uma zona de consolidação que poderá vir a servir de "rampa de lançamento" caso os números sejam bons. Porém se os números forem maus, o preço da acção poderá recuar até à zona dos $310. Moral da história: fujam da Amazon durante esta semana, a menos que saibam alguma coisa que nem eu, nem o Sr. Shannon sabemos...

[11m30s]: mais uma semana que passou, mais um péssimo desempenho da Ali Baba (BABA: NYSE). O Sr. Shannon chama-lhe "um pedaço de lixo" (a piece of garbage) e não é para menos. O preço tem estado bem abaixo da Média de Preços Ponderada por Volume (Volume Weighted Average Price- VWAP) e uma grande parte das pessoas que compraram a acção (praticamente todas desde a oferta pública inicial) perderam dinheiro.

[13h29s]: o petróleo ($WTIC) conseguiu romper a resistência na casa dos $55 que vigorava desde o início do mês de Fevereiro. E tem mesmo potencial para regressar à resistência seguinte, em redor dos $59 (Dezembro de 2014). No entanto, essa zona tem fortes probabilidades de voltar a funcionar como resistência, motivo pelo qual é melhor esperar pela sua penetração efectiva antes de apostar na compra de petróleo.

[15h34s]: finalmente, o Facebook, Inc. (FB: Nasdaq GS) falhou aquilo que parecia um novo ciclo de subidas. A acção começou por fazer um mínimo mais elevado do que o precedente, mas não conseguiu acompanhar nos máximos, caindo para debaixo da média móvel a 5 dias -MM(65). Só nos resta esperar por melhores dias...

Sem comentários:

Enviar um comentário