quinta-feira, 23 de abril de 2015

Mercados americanos: a análise intra-semanal de Brian Shannon (2)


O grande Brian Shannon presenteou-nos com mais uma análise de bónus! Normalmente quando isto acontece, é porque ele viu qualquer coisa nos mercados digna de merecer um vídeo... e de facto, houve mesmo um desenvolvimnto nos últimos dias que merece a nossa atenção:


Para começar, as linhas de tendência descendentes que eram visíveis nos índices principais (S&P 500, DJIA, Nasdaq) foram finalmente quebradas. É um sinal francamente positivo mas, infelizmente, ainda não me parece suficiente para voltarmos a apostar em subidas consistentes. É que, logo a seguir, está um nível de resistência horizontal que permanece por penetrar (veja-se o vídeo por volta dos 23 segundos).

É esse nível, que corresponde grosso modo à zona entre os $215 e os $220 no SPY (SPDR's S&P 500 Large Cap, SPY:NYSE), que temos agora que vigiar, sendo que o Sr. Shannon está moderamente optimista devido aos mínimos cada vez mais altos desde meados de Março, chegando mesmo a ver uma potência "chávena com asa" no gráfico deste fundo transaccionável (exchange-traded fund ETF).

A situação é muito semelhante no Nasdaq (QQQ): também houve penetração da LTD, mas há uma resistência muito forte por quebrar nos $109. Por outro lado, a zona de suporte a vigiar encontra-se na zona entre os $107,5 e os $107,75.

O Russell 2000 tem estado menos pujante nesta primeira metade da semana, com a sua média móvel a cinco dias -MM(65)- ainda com declive negativo. Ainda assim, é provável que venha a recuperar até ao final da semana, sobretudo se os outros índices subirem. Se o fizer, deveremos estar atentos à zona entre os $126 e os $126,25, que corresponde à primeira resistência clara acima dos actuais níveis de preço. O intervalo de suporte a ter em conta situa-se entre os $123,75 e s $124.

No vídeo, o Sr. Shannon fala ainda nos semicondutores (SMH), no sector financeiro (XLF) e na Apple (AAPL), que parece finalmente estar a querer subir novamente. Apesar de tudo, recomenda-se prudência: neste momento, os mercados americanos estão a recuar nos pre-markets, enquanto o par cambial EUR/USD e o barril de Brent sobem ligeiramente. Vamos ver o que acontece daqui a algumas horas, quando as bolsas americanas abrirem.

Sem comentários:

Enviar um comentário