segunda-feira, 6 de abril de 2015

S&P 500: a análise semanal de Greg Harmon (5)


Esta análise de Greg Harmon que traduzi de forma aproximada e vos apresento a seguir é relativa à semana entre Segunda-feira, 30 de Março e Quinta-feira, 2 de Abril de 2015. As percentagens de ganho/perda apresentadas dizem respeito a toda a semana. A previsão final é para a próxima semana de 6 a 10 de Abril de 2015.

«A semana desenrolou-se com o ouro [$XAU, GDX, GLD] a abrir mais baixo, tendo depois ressaltado para acabar a semana com ligeiros ganhos [$XAU +0,34%, $GDX +0,80%, GLD +0,19%]. O barril de crude [$WTIC, USO, USL, OIL] permaneceu na sua zona de consolidação [$WTIC +2,31%]. Já o dólar americano [$USD, UUP] voltou a subir [$USD +0,16%], enquanto as obrigações do tesouro americano a 20+ anos [TLT] se mantiveram numa gama de valores reduzida [TLT -0,04%].

A volatilidade [$VIX, VXX] oscilou ao longo da semana, mas acabou por fechar abaixo das duas médias móveis principais (50 e 200 dias) [N.B.: muita atenção ao gráfico semanal do $VIX, onde se pode observar uma clara LTA que nos exige muita atenção]. O compósito de Xangai [$SSEC, ASHR, PEK] teve uma semana em grande [$SSEC +4,68%], assim como os mercados emergentes [EEM +4,51%].

Os fundos transaccionáveis que replicam os principais índices começara a semana a subir. Mas o S&P 500 (SPY) e o Nasdaq 100 (QQQ) acabaram por devolver os seus ganhos [SPY +0,34%, QQQ -0,38%], enquanto o Russell 2000 (IWM) recuperou das quedas e manteve a tendência ascendente [IWM +1,26%]. O que é que isto significa para a próxima semana? Vamos olhar para os gráficos do SPY, começando pelo diário:


O SPY começou a semana com um bonito "gap" sobre a média móvel simples a 50 dias -MM(50)-, fechando ligeiramente acima da média móvel simples a 20 dias -MM(20). As boas notícias acabaram a partir daí, com o preço a recuar nas sessões seguintes e a forma uma vela "martelo" na Quarta-feira. Esta vela de reversão foi confirmada na Quinta-feira, quando o preço voltou a subir. A vela semanal acabou assim por ser uma "doji" [N.B.: indicando indecisão por parte dos investidores e especuladores]. O RSI no gráfico diário continua, apesar de tudo, a aguentar-se dentro da zona "bullish", enquanto o MACD continua a pressionar para baixo [N.B.: não obstante a divergência entre as MMEs e o histograma]. A situação não é clara.

Olhando agora para o gráfico semanal do SPY, pode ver-se que a "doji" da última semana continua dentro do rectângulo de consolidação que se iniciou em Outubro [N.B.: o Sr. Harmon elevou a zona de resistência do rectângulo].



As Bandas de Bollinger -BB- continuam a apertar, com o RSI a aguentar sobre a linha intermédia, enquanto o MACD continua a cair. Também aqui a situação não é muito clara, mas as BB sugerem que poderá haver um movimento rápido em breve. O primeiro suporte está nos $204,4. Seguem-se os $203, os $202 e os $200. Já as resistências surgem aos $208, 209, $210,25 e $212,25.

Previsão geral para a próxima semana: consolidação da tendência ascendente primária com acção lateral dos preços.

Sem comentários:

Enviar um comentário