sábado, 11 de abril de 2015

Mercados americanos: a análise semanal de Joseph Hentges (3)


Aqui fica mais uma análise semanal dos mercados americanos de autoria de Joseph "Joe" Hentges, que agora passa a ser uma presença habitual aqui no AnB. Recordo que a especialidade do Sr. Hentges é a utilização da Teoria das Ondas de Elliott para prever movimentos de médio prazo (várias semanas) das cotações. O seu ponto forte é, na minha modesta opinião, a grande quantidade de gráficos semanais nos oferece e em que olha para o Bull Market como um todo, fazendo previsões para o longo prazo (vários meses).

Há cada vez mais analistas técnicos no YouTube, mas ainda são poucos aqueles que dizem alguma coisa que se aproveite. Neste momento, o Sr. Hentges é um desses poucos ilustres que vale a pena ouvir:



Os vídeos do Sr. Hentges são bastante mais longos do que os do Sr. Shannon, razão pela qual me é impossível fazer "pontos-chave" com o mesmo nível de detalhe. Seja como for, aqui ficam algumas observações dignas de registo:

[01h21s]: o Dow Jones Industrial Average (DJIA) parece estar "com vontade" de subir, mas é preciso que o máximo anterior (ponto "e" no vídeo) seja superado para termos a certeza que o movimento tem força suficiente.

[02h03s]: o mesmo pode ser dito para o S&P 500 ($SPX); faço notar que as potenciais cunhas ascendentes que o Sr. Hentges desenhou nos gráficos do $SPX e do DJIA ainda não foram invalidadas, pelo que ainda é perfeitamente possível que o movimento ascedente venha a fracassar.

[03h01s]: a situação no compósito de Nova Iorque ($NYA) é bastante animadora, com o índice muito próximo do seu máximo anterior e a potencial cunha ascendente muito mais alargada.

[05h07s]: o gráfico semanal do $NYA está uma beleza, com um aparente triângulo ascendente cujo cateto superior poderá ser rompido na próxima semana.

[05h32s]: o gráfico semanal do Russell 2000 ($RUT) está ainda melhor, com o indíce claramente acima de um rectângulo com vários meses de duração que vigorou durante o ano de 2014. O Sr. Hentges chama no entanto a atenção para o facto do índice se encontrar abaixo da linha de tendência ascendente (LTA) multianual que vigora desde o ínicio do presente Mercado dos Touros.

[06h40s]: relativamente aos indicadores de mercado, o índice de Arms para a NYSE ($TRIN) e o índice de volatilidade do S&P 500 ($VIX) estão próximos dos seus mínimos de seis meses, razão pela qual é preciso tomar atenção durante as próximas sessões. O indicador de novos máximos - novos mínimos da NYSE ($NYHL) também ainda não parece ter confirmado as recentes subidas. O mesmo pode ser dito para o oscilador de McClellan ($NYMOT).

[09h41s]: o dólar americano ($USD) teve fortes subidas durante a semana passada, sendo provável que continua a subir nas próximas sessões.

[12h29s]: quando se olha apenas para as velas japonesas e para as médias móveis, o sector da construção civil residencial (XHB) parece estar a desenhar um "rally". No entanto, os indicadores técnicos são inconclusivos, sendo melhor aguardar pela superação do máximo anterior.

[16h43s]: as acções do Twitter (TWTR: NYSE) têm subido muito bem nos últimos meses, mas o Sr. Hentges encontrou várias divergências nos indicadores técnicos. É melhor evitar a acção por agora.

Nota: como o blogger limita o número total de etiquetas a 20, tive de deixar de fora as seguintes: TLT, FB, AAPL, TWTR, $NYMOT

Sem comentários:

Enviar um comentário