segunda-feira, 11 de julho de 2016

Mercados americanos: finalmente, as coisas estão a ficar interessantes!


      Hoje foi atingido um novo máximo histórico no S&P 500 ($SPX)! O máximo da sessão de hoje, ocorrido às 12h47m (hora local), foi de 2143,16 pontos, acima dos 2134,72 registados em Maio de 2015 e, mais importante, acima da resistência multianual (RMA) na casa dos 2125 pontos!


Isto quer dizer que o Bull Market foi retomado? Infelizmente, não! Para começar, houve uma pequena rejeição dos máximos da sessão de hoje, com a vela japonesa resultante a fazer um padrão de "estrela cadente" (shooting star), o que recomenda muita prudência. Além disso, há pelo menos mais três sinais de que devemos aguardar mais uns dias:
  1. Veja-se a clara divergência entre a acção de preços e o MACD, comparando a resistência ascendente que se formou recentemente (R) e a evolução do histograma em <1>.
  2. A RMA ainda não passou a suporte. É verdade que o $SPX fechou acima dela, mas é preciso que a rejeite de uma forma mais clara, constituindo-se o suporte.
  3. O volume (V) "secou" à medida que o índice subiu. É certo que este gráfico engana, porque a última barra apenas inclui a sessão de hoje e não as cinco barras da semana completa, mas o fenómeno da diminuição do volume também pode ser observado no gráfico diário do $SPX.
Quanto ao momento, o RSI rejeitou a zona dos 50% (seta verde mais à direita), mas isso não significa grande coisa... basta olhar para as outras setas nos últimos três anos para se perceber rapidamente que isso não implica uma subida continuada das acções.
Então e agora? Agora é esperar mais uns dias e ver se o índice continua a subir! Já esperámos vários meses até agora, portanto, não vamos descarrilar tão perto do fim da história! Afinal, a paciência é a maior virtude de um bom investidor...

Já agora, aqui fica uma breve análise do youtuber Charting ManDan que vai mais ou menos no mesmo sentido do que eu disse acima:

Sem comentários:

Enviar um comentário