quarta-feira, 20 de julho de 2016

Análise técnica para totós: a diferença entre correcções e lateralizações


    Aproveitando uma sequência de postagens muito interessantes do Sr. Shannon na sua conta do StockTwits, aqui fica a diferença uma correcção (manifestada na descida dos preços) e uma lateralização (manifestada numa "pausa" na acção de preços ao longo do tempo). O Sr. Shannon chama a uma correcção uma "correcção pelo preço" e a uma lateralização uma "correcção pelo tempo":



Ou seja, numa correcção (correcção pelo preço), a valorização do activo recua até à média. Numa lateralização (correcção pelo tempo), o preço mantém-se mais ou menos constante, até as subidas serem retomadas:

 
Saliento que, no mítico livro "A Análise Técnica das Tendências das Acções" da dupla Edwards/Magee, uma lateralização é geralmente designada como uma linha (não obstante a variação dos preços dentro dessa linha). A ideia é traduzir a paragem temporária do preço em relação à sua tendência primária de subida, como se ele precisasse de parar para respirar antes de retomar a sua subida (ou descida, quando a tendência primária é descendente).


Sem comentários:

Enviar um comentário