quinta-feira, 7 de julho de 2016

E o grande vencedor de 2016 (pelo menos, até agora) é...


...o Ouro, pois claro! Segundo se pode ler aqui, o fundo transaccionável ligado ao metal precioso amarelo (GLD) tem registado recordes de afluência monetária  (entradas de capital), um total de 13,69 mil milhões de dólares em 2016, dos quais 2,86 mil milhões só desde 24 de Junho, o dia a seguir ao Brexit. É preciso recuar até ao "flash-crash" de 2011 para se encontrar tanto dinheiro a entrar no GLD.

Mas há mais. No gráfico semanal em baixo podem ver-se muitas coisas interessantes:



Desde logo, as médias móveis exponenciais do MACD têm estado, desde meados de 2013, a fazer mínimos mais baixos do que aqueles registados durante esse período, conforme se pode verificar observando a linha de tendência ascendente

Mas, mais importante, a acção de preços do GLD já fez, em termos semanais, dois máximos consecutivos mais elevados desde o mínimo de Dezembro de 2015 ($100,23), tendo hoje fechado nos $130,23, o que representa um ganho de 28,34% desde o início de 2016 (year-to-date, YTD).

Como se isto não fosse suficiente, parece haver suporte na casa dos $115 e o volume transaccionado aumentou consideravelmente durante as subidas (setas verdes). O índice de força relativa (relative strenght index - RSI) está acima dos 50% desde Janeiro, tendo inclusivamente encontrado suporte em meados de Maio (seta cor-de-laranja).

Moral da história? Se o S&P 500 voltar a cair, o ouro será, muito provavelmente, a melhor alternativa de todas!

Sem comentários:

Enviar um comentário