sexta-feira, 15 de julho de 2016

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (68)


     O S&P 500 ($SPX) e o DJIA ($INDU) fecharam a sessão de hoje em máximos históricos. O Nasdaq 100 ($NDX) e o Russell 200 ($RUT) estão perto dos seus máximos históricos. Todavia, o compósito da NYSE ($NYA) e sobretudo o DJTA ($TRAN) ainda parecem inspirar cuidados. Vamos ver e ouvir o que o Sr. Shannon pensa acerca disto:



Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:
  • 00m43s Olhando para a acção de preços no gráfico intradiário (15 em 15 minutos) do S&P 500 (SPY), constata-se que a média móvel simples a cinco dias (MM 130) tem um declive claramente ascendente, com o preço do SPY a cavalgá-la. Para além disso, a média de preços ponderada por volume (volume weighted average price - VWAP) traçada desde o início desta semana (WTD - week-to-date) fechou mesmo em cima da MM 130 referida. O Sr. Shannon afirma que o SPY parece um pouco estendido, mas não recomenda a abertura de posições curtas, por acreditar que a acção de preços poderá lateralizar em vez de cair.
  • 02m47s O Nasdaq 100 (QQQ) fechou em máximos de 2016 (não em máximos históricos absolutos). O Sr. Shannon acha que o QQQ penetrou um nível de resistência importante nos $110, mas eu chamo a atenção para o facto de que o mesmo não aconteceu no $NDX. Esta divergência pode vir a revelar-se importante nas próximas sessões.
  • 03m43s O Russell 2000 (IWM) foi o índice mais forte esta semana, fechando com um ganho de 2,49% (WTD). Também aqui o Sr. Shannon entende que foi penetrada uma importante zona de resistência na casa dos $118, mas também aqui eu aviso que essa penetração é muito menos convincente no gráfico do $RUT. Em caso de queda dos preços, a primeira zona de suporte relevante deverá estar algures nos $119.
  • 04m32s O sector dos semicondutores (SMH) fechou em máximos históricos. O Sr. Shannon refere um máximo anterior nos $60,13, mas esse valor corresponde à versão não-ajustada do SMH. Em caso de correcção, o nível de suporte mais importante a ter em conta deverá estar algures nos $59.
  • 05m16s O sector das biotecnológicas (IBB) teve uma subida semanal mais modesta do que os anteriores (+0,52%) mas é líder em termos mensais (+5,90%). Para já, o preço das IBB parece estar a aguentar-se acima da média de preços ponderada por volume  traçada desde o início do ano (YTD - year-to-date). Ainda assim, o suporte nos $240 e a resistência nos $285 continuam a ser os níveis mais importantes a vigiar.
  • 06m05s Já as obrigações do tesouro americano a 20+ anos (TLT) parecem estar finalmente a digerir os ganhos recentes e foram as grandes perdedoras desta semana (-3,63%). O Sr. Shannon enfatiza que, para já,  estas quedas são normais dadas as subidas precedentes das TLT e quea tendência primária de subida permanece válida.

Sem comentários:

Enviar um comentário