sábado, 2 de julho de 2016

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (66)


    Como se esperava, o efeito Brexit desvaneceu-se com o desenrolar da semana. No S&P 500, estamos novamente em cima da zona de resistência multianual, entre os 2100 e os 2134,72 pontos (máximo histórico de Maio de 2015). No seu habitual vídeo semanal, o Sr. Shannon começa por confessar que poucas vezes viu uma acção de preços tão volátil como aquela que ocorreu esta semana. Eu digo que é natural, porque poucas vezes se vêem coisas como o Brexit!



Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:
  • 02m07s As recentes subidas do S&P 500 (SPY) foram bastante fortes e é provável que a próxima semana (que apenas começa na terça-feira, porque segunda-feira é o Dia da Indepência dos EUA) comece com uma pequena consolidação. 
  • 03m05s Quando se olha para o gráfico semanal do S&P 500 (SPY), verifica-se que estamos num mega-rectângulo com quase dois anos. Quando os mercados passam tanto tempo a oscilar dentro de uma gama de valores tão próximos, o mais provável é assistirmos a um forte movimento dos índices... resta saber em que direcção.
  • 04m17s A situação é semelhantre no Nasdaq 100 (QQQ), embora o índice ainda não tenha recuperado os máximos de Abril. O Sr. Shannon acredita que a zona entre os $108 e os $109 pode actuar como resistência durante a próxima semana. Este cenário pode vir a dar origem a um padrão de "cabeça e ombros" invertido, um sinal fortemente bullish (ascendente). Mas ainda é cedo para saber neste momento, é preciso esperar mais uns dias.
  • 06m30s O Russell 2000 (IWM) parece ser presentemente o mais forte dos grandes índices, por ser o único que, durante as quedas devidas ao Brexit, ficou acima da sua média de preços ponderada por volume (volume weighted average price - VWAP) traçada desde o início do ano (YTD - year-to-date). O Sr. Shannon acha que é vital que a zona de suporte entre os $107,5 e os $110 resista durante as próximas sessões, confirmando a força ascedente do índice.
  • 07m36s O sector dos semicondutores (SMH) também tiveram uma boa semana, embora tenham fechado a sessão de hoje em queda. A zona de suporte a vigiar está algures entre os $55,75 e os $56. O Sr. Shannon sublinha no entanto que o potencial de subida dos SMH lhe parece inferior ao dos índices anteriores.
  • 08m45s O sector das biotecnológicas (IBB) voltou a encontrar suporte na casa dos $240, mas ainda só está a meio do intervalo em que tem transaccionado desde o início deste ano.O Sr. Shannon acha que o ideal seria que as IBB consolidassem durante a próximas semana, para ganhar força para romper a resistência na casa dos $270 e continuarem a subir.
  • 09m57s A Apple (AAPL:Nasdaq GS) continuaa ser uma acção "em sarilhos", uma vez que continua debaixo das principais médias móveis e também da VWAP (YTD).
  • 10m42s A Google (GOOGL:Nasdaq GS) parecia ter começado a semana a quebrar um suporte, mas acabou por subir rapidamente. A zona entre os $670 e os $675 parece ser constituir um importante suporte
  • 11m24s As obrigações do tesouro americano a 20+ anos (TLT) têm tido um desempenho espectacular nas últimas semanas, estando presentemente em máximos históricos. Em caso de correcção, o primeiro suporte óbvio surge aos $137,5.

Sem comentários:

Enviar um comentário