terça-feira, 22 de dezembro de 2015

S&P 500 ($SPX e SPY), diário e intradiário


     Quem olhasse para a vela japonesa formada hoje no SPY sem considerar mais nada, diria que tivémos uma sessão interessante. O fundo transaccionável que mais bem replica o S&P 500 ETF reagiu muito bem à zona de suporte entre os $197,5 e os $200 (a verde no gráfico) e formou aquilo que muito considerariam ser um "Martelo", um vela que indica o fim das quedas recentes e o início de novas subidas a curto/médio prazo.



Mas este é o grande problema de olhar apenas para os ETFs que replicam os índices. Vejam só o que aconteceu no verdadeiro índice, o $SPX:



Para aqueles que eventualmente não tenham percebido o que eu quero salientar, dou-vos mais uma pista: a duração da sessão de hoje teve a duração habitual, seis horas e meia. Não foi uma sessão mais curta do que o habitual, ao contrário da sessão de 27 de Novemebro, em que o mercado só esteve aberto durante a manhã. Então? Já perceberam? É isso mesmo: o volume transaccionado praticamente desapareceu!

Mas há mais: olhe-se para o gráfico intradiário do SPY (30 em 30 minutos) e facilmente se concluirá que o viés de curto/médio prazo continua fortemente negativo. A média móvel simples a 5 dias continua com um declive descendente. E até à zona de resistência crítica, entre os $210 e os $211, ainda há um longo caminho a percorrer!


Moral da história? Conforme tenho dito recentemente, o melhor é continuarmos bem quietinhos e esperarmos pacientemente que o preço saia daquela zona amarela.

Sem comentários:

Enviar um comentário