sábado, 19 de dezembro de 2015

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (54)


   Eu não dizia? Enquanto o SPY não superasse convincentemente a zona de resistência entre os $210 e os $211, o mais provável seria regressarmos às quedas! E elas aí estão, certinhas como a chuva! Há quem diga que a Análise Técnica "não passa de astrologia financeira" (gente imbecil, evidentemente)... mas, ao longo dos anos, eu aprendi -por vezes à custa de perdas financeiras- que uma resistência multimensal num índice bolsista é uma barreira que exige o máximo respeito, seja em que mercado for!

   O ponto da situação é o seguinte: em termos anuais (year-to-date, YTD) e com a honrosa excepção do Nasdaq 100 [QQQ +6,37% YTD], todos os principais índices americanos estão em território negativo! Aqui ficam os números: S&P 500 [SPY -2,69% YTD], Russell 2000 [IWM -6,80% YTD], Dow Jones Industrial Average [DIA -3,87% YTD], Sector Imobiliário  [IYR -3,18% YTD], Sector dos Transportes [IYT -19,33% YTD], Sector Financeiro [XLF -5,78% YTD] Ouro [GLD -10,16% YTD], Petróleo [USO -47,54% YTD], Sector Energético [XLE, -25,73% YTD].

  Vamos ouvir o que o grande Brian Shannon, o melhor analista técnico presentemente no YouTube, pensa acerca disto:



  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:
Modo actual: bearish (descendente); tudo indica que vamos ter uma correcção nas próximas sessões.

[00m36s]: o S&P 500 (SPY) desceu novamente até à zona dos $200, onde se encontra presentemente a  Média de Preços Ponderada por Volume (Volume Weighted Average Price -VWAP), medida desde os mínimos de 24 de Agosto. O Sr. Shannon é peremptório: «neste momento, temos que olhar para o S&P 500 como culpado até que demonstre ser inocente»! Com efeito, o SPY está debaixo da sua média móvel a cinco dias que, ainda por cima, tem um declive fortemente descendente. no gráfico abaixo, o Sr. Shannon faz um cálculo dos níveis de Fibonacci a partir do mínimo de Agosto e do máximo de Outubro, no qual se pode ver que já descemos até aos 38,2% e, caso desçamos até aos 50%, ficaremos ligeiramente abaixo dos $180.

O Sr. Shannon acha que o SPY precisa de regressar à zona entre os $202 e os $204 o mais depressa possível, sob pena de virmos a ter uma forte correcção no início de 2016. Eu estou igualmente pessimista.

[04m24s]: o Nasdaq 100 (QQQ) desceu até à sua Média de Preços Ponderada por Volume (desde o mínimo de Setembro), mas dificilmente ficará por aí, uma vez que a Média de Preços Ponderada por Volume (desde o mínimo de Agosto) se encontra bastante abaixo, nos $107,43.

[05m46s]: o Russell 2000 (IWM) é o índice que, presentemente, mais preocupa o Sr. Shannon. O índice tem mostrado grande fraqueza relativa nas últimas semanas e não conseguiu acompanhar os outros índices na recuperação das quedas de Agosto. O Sr. Shannon acha que o nível de preço mais importante para a próxima semana se situa nos $115, por ter um enorme potencial para se constituir como resistência.

[08m02s]: os semicondutores (SMH) estão a aguentar bem melhor do que seria de esperar tendo em conta a correcção brutal que tiveram entre Maio e Agosto. É preciso enfatizar no entanto que este sector se encontra, à semelhança de praticamente todo o mercado, em modo de correcção. O Sr. Shannon acha que o nível de suporte a vigir se encontra na casa dos $53.

[08m39s]: as biotecnológicas (IBB) são dos pouco títulos que ainda se encontram acima da sua média móvel a cinco dias. Nos últimos dois meses, este fundo transaccionável (exchange-traded fund, ETF) tem andado a oscilar entre os $320 e os $340. Como o preço do IBB se encontra presentemente a meio desse intervalo, o Sr. Shannon diz-se "neutral" em relação às biotecnológicas. Já eu, estou pessimista, sobretudo a longo prazo (semanas).

[10m35s]: a Apple, inc. (AAPL: Nasdaq GS) está negativa em termos anuais [AAPL -3,94% YTD]. A esse propósito, o Sr. Shannon salienta: «Não há nenhuma acção que seja imune às forças cíclicas dos mercados!». No gráfico diário, a Média de Preços Ponderada por Volume (desde o mínimo de Agosto) foi convincentemente quebrada. O Sr. Shannon acha que podemos ter um ressalto no 1º nível de Fibonacci (61,8%), traçado desde o mínimo de Agosto até ao máximo de Novembro, algures nos $105. Mas a tendência de evolução da AAPL a médio prazo (alguns dias a algumas semanas) é decididamente bearish (negativa).

Sem comentários:

Enviar um comentário