quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O sector dos transportes continua a afundar...


    Está a ficar realmente feia, a situação no sector dos transporrtes. no gráfico semanal, o $TRAN (Dow Jones Transportation Average) fechou abaixo da média móvel a 40 semanas em Maio e não mais voltou a conseguir superá-la. E como se isso não fosse suficientemente grave, o índice está a fazer um claro padrão de máximos e mínimos consecutivamente mais baixos, já desde Novembro e 2014!



Desde então, o TRAN já perdeu cerca de 18% do seu valor... e as más notícias podem vão ficar por aqui. Vejam só este gráfico da autoria de Chris Kimble, analista técnico fundador da Kimble Charting Solutions (clicar para aumentar o tamanho):



Sim, é mesmo verdade, o $TRAN está na iminência de quebar uma zona de suporte multi-anual, regresando ao canal azul que remonta aos anos 90 do século passado! É claro que estas coisas têm sempre um significado relativo e não podem ser levadas a sério sem considerar outros indicadores. Mas a verdade é que o S&P 500 ($SPX), o Dow Jones Industrial Average ($INDU) e o compósito de Nova Iorque ($NYA) não atingem novos máximos desde Maio... e o Russell 2000 ($RUT) desde Junho. 

A confirmar-se esta quebra de suporte nos transportes, à qual se soma o "rate hike" de ontem (ainda que tenha sido pouco mais do que simbólico), a situação nos mercados americanos pode ficar muito complicada para os investidores. Eu volto a repetir: enquanto o $SPX não atravessar convincentemente a zona entre os 2100 e os 2130 pontos, mantedo-se depois acima dela (resistência passa a suporte), eu continuarei fora dos mercados americanos. Há demasiados sinais de aviso neste momento para que o risco valha a pena. E este, o dos transportes, é de longe o maior de todos neste momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário