quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Alea iacta est


    A FED cumpriu as espectativas e subiu mesmo a taxas de juro! Ouçam só a explicações da Presidente da Reserva Federal, Janet Yellen... mas não se fiquem muito surpreendidos se não ficarem convencidos! A taxa de juro foi fixada nuns assombrosos... 0,5%! Não riam, pá! É melhor do que nada!


Seja como for, a subida das taxas de juro parece ter sido suficente para animar os mercados, pelo menos, por agora. No gráfico diário do SPY, temos três velas bastante interessantes, não apenas pela subida que representam mas também pela rejeição de mínimos:


Aquela região que pintei a cor amarela corresponde à presente zona a vigiar que pode vir a confirmar-se como "bullish flag", uma figura gráfica de continuação da tendência ascendente. Estou convencido que a verdaeira acção só ocorrerá quando o preço estiver fora dessa zona.

Volto a salientar, no entanto, que até à zona de resistência a penetrar se situa entre os $210 e os $212,5 (ver gráfico semanal do $SPX no postal anterior) nada é garantido. A verdadeira batalha, que se tem arrastado já desde Fevereiro de 2015, será travada lá, partindo do princípio que o preço do SPY continua a subir.

Vale ainda a pena olhar para o que está a acontecer no gráfico intradiário (30 em 30 minutos):



Ontem (terça-feira) o preço subiu acima da média móvel a 5 dias -MM(65)- e conseguiu manter-se acima dela até ao final da sessão de hoje. Isto fez co que o declive da média móvel a 5 dias passasse a ser horizontal, com um viés tendencialmente positivo. O que quer isto dizer? Para já, nada, é preciso esperar mais um pouco e ver o que acontece amanhã. Vamos ver se o preço consegue sair da zona amarela ou não...

Sem comentários:

Enviar um comentário