terça-feira, 8 de dezembro de 2015

O petróleo volta a afundar...


    Não se nota grande coisa no preço da gasolina, mas o preço de petróleo ainda não parou de cair desde  meados de 2014. Hoje foi mais um dia glorioso para os "ursos" (especuladores que apostam na queda do preço do petróleo): o West Texas Intermediate Crude ($WTIC), um dos principais índices de referência para o preço do "ouro negro" nos EUA, caíu uns assombrosos 6,25% só na sessão de hoje!!! O preço de fechou nos $37,63 por barril!




Há quem diga mesmo que o petróleo ainda poderá continuar a cair até finais de 2016. Apesar de estarmos em nínimos de sete anos! É como diz aquela velha máxima dos mercados: na bolsa, nunca se pode dizer que já se caíu demasiado... a este respeito, vale a pena olhar para o gráfico semanal do $WTIC e ver a dimensão da desvalorização desta matéria-prima, que em pouco menos de ano e meio perdeu mais de metade do seu valor!



Quem fez um gráfico muito interessente do $WTIC foi o nosso já conhecido Greg Harmon (CMA, CMT) da Dragonfly Capital. O Sr. Harmon construíu um gráfico multianual (as velas são mensais) do preço do barril de crude:


Pode ver-se, desde logo, uma zona de suporte multianual entre os $35 e os $40. O $WTIC entrou hoje precisamente nessa zona... e nada garante que não possa continuar a cair! O Sr. Harmon diz que até aos à zona entre os entre os $25 e os $32,5 tudo é possível. Eu prefiro manter-me afastado, uma vez que o RSI está em zona de sobrevendido e as médias móveis exponências do MACD estão em clara divergência com o seu histograma.

É uma altura estranha para as bolsas mundiais: as acções e as obrigações estão praticamente paradas e, nalguns casos (Europa e mercados emergentes), têm até retrocedido. Já o ouro, a prata e o petróleo continuam a afundar... nada parece estar a dar dinheiro! Vamos ver como é que isto acaba!

Sem comentários:

Enviar um comentário