sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

S&P 500: gráficos diário, semanal e intradiário (via SPY) [03-Dez-2015]


  Agora que se aproxima mais uma reunião da Reserva Federal American, convém voltarmos a olhar para o maior índice bolsista do mundo, o S&P 500. Como já vai sendo habitual aqui no AnB, vamo fazê-lo através do fundo transaccionável (exchange-traded fund, ETF) que mais bem o replica, o SPY. E no que diz respeito ao SPY, a acção de preços da sessão de hoje foi assim:


Ou seja, tivemos hoje a maior queda na cotação do SPY desde o início do "rally" de Outubro que, depois das quedas colossais do fim de Agosto e de alguma indecisão durante o mês de Setembro, levou o preço do SPY dos $186,93 até aos $211,0. Infelizmente, o SPY foi travado por uma barreira que já dura desde Abril deste ano, a zona de resitência na casa dos $210 (2100 pontos nos $SPX). Esta realidade torna-se bem patente se olharmos para o gráfico semanal do SPY:


Repare-se como, ao longo do ano de 2015, não parece haver forma de o preço do SPY se manter acima daquela linha vermelha exactamente em cima dos $210. Há algumas semanas em que o SPY até sobe acima dos $210, mas na semana logo a seguir volta a cair!

Ora, depois das quedas brutais do fim de Agosto, houve uma excelente recuperação das bolsas norte-americanas: o volume de compra após a queda foi francamente positivo e manteve-se elevado durante a subidas de Outubro. Só que depois veio Novembro... e aí, tudo mudou novamente para pior! Houve uma grande queda da cotação logo na primeira semana do mês e, quando o SPY parecia estar novamente a recuperar, a barreira dos $210 voltou a negar-lhe a passagem. Podemos ver este percurso ainda com mair clareza no gráfico diário.


Sem comentários:

Enviar um comentário