quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Três gráficos catitas...


1. O grande Brian Shannon (CMT) publicou este gráfico do SPY hoje, a meio da tarde, a sua conta do StockTwits. O ETF que mais bem segue o S&P 500 acabou por fechar nos $198.82, bem abaixo da Média de Preços Ponderada por Volume (Volume Weighted Average Price -VWAP) traçada desde o mínimo de 24 de Agosto. Os gráficos de longo prazo do SPY conseguem ter ainda pior aspecto!



2. Um curioso exercício feito por Jesse Felder, um "permabear" que já anda a dizer que o presente "Bull Market" está acabado desde 2011. O exercício consiste em comparar a evolução do SPY com a evolução das obrigações do tesouro americano (TLT). A ideia é sugerir que o SPY sobe quando o TLT desce e vice-versa. Como o Senhor Greg Harmon (CMA, CMT) demonstrou aqui, essa generalização é manifestamente abusiva, havendo períodos em que ambos os títulos sobem e descem ao mesmo tempo.



3. À medida que a cotação dos principais fundos transaccionáveis vai afundando, começa a haver cada vez mais "peritos" a afirmar que já estamos em "Bear Market". Há que manter a cabeça fria e cingir-se ao que é matéria de facto: convém antever todos os cenários, mas ainda é cedo para afirmar que está tudo acabado: de acordo com a venerável Teoria de Dow, é preciso termos um mínimo multimensal mais baixo no Dow Jones Industrial Average, coisa que ainda não se vê. Vale no entanto a pena aproveitar a histeria vigente para recordar as percentagens de lucro e de perda dos diferentes mercados dos touros e dos ursos desde 1926: como eu digo sempre, o timing da entrada e da saída é tudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário