quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Ainda sobre a queda continuada do petróleo... (2)


  Aqui fica um gráfico bastante interessante sobre os custos de produção do barril de crude nos diversos países produtores:

   
     De acordo com estes dados, compilados pela Rystad Energy, o custo de produção do barril de crude é de $17,2 /barril na Rússia... e de $9,9 /barril na Arábia Saudita. A Arábia Saudita possui 15,7% das reservas de crude do mundo. A Rússia tem 6,1%, embora tenham sido descobertas algumas reservas no Círuclo Polar Ártico que ainda estão por explorar e que podem fazer subir esta percentagem.

Já a Venezuela possuia, em 2014, 17,5% das reservas mundiais provadas, de acordo com um estudo conduzido pela BP (BP). O custo do "break even" (ponto a partir do qual se torna rentável) rondará os $23,5 /barril. O Irão e o Iraque têm, respectivamente, custos de produção de $12,6 /barril e $10,6 /barril. O Cuvaite tem o custo de produção mais baixo de todos, $8,5 /barril. Nos Emirados Árabes Unidos, o custo de de produção é de $12,3 /barril.

Quando se olha para a América do Norte, os custos de produção aumentam de forma dramática: $36,2 /barril para os EUA e $41 /barril para o Canadá. O gráfico em baixo mostra o custo relativo da dívida para os vários compontes do maior fundo transaccionável ligado à energia nos EUA, o Energy Select Sector SPDR (XLE:NYSE):


    Pode ver-se que a extracção, a produção e o transporte representam presentemente a maior fatia da dívida das empresas ligadas aos combustíveis fósseis.

Olhando para os dois gráficos (custos de produção dos países e endividamente das energéticas americanas) rapidamente se conclui quem é que está a beneficiar com a queda dos preços do "ouro negro".

____________
Ver também:

Ainda sobre a queda continuada do petróleo...
O petróleo volta a afundar...

Sem comentários:

Enviar um comentário