segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

S&P 500: a análise semanal de Greg Harmon (11)


Esta análise de Greg Harmon que traduzi de forma aproximada e vos apresento a seguir é relativa à semana entre Segunda-feira, 14  e Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2015. As percentagens de ganho/perda apresentadas dizem respeito a toda a semana. A previsão final é para a próxima semana de 21 a 25 de Dezembro de 2015.

«A semana desenrolou-se com o preço do ouro [$XAU, GDX, GLD] a continuar a descer  [$XAU -6,05%, GDX -5,18%, GLD -1,04%]. Embora o West Texas Intermediate [$WTIC] tenha fechado positivo [$WTIC +1,33%], os ETF que seguem o preço do petróleo [USO, USL, OIL] terminaram a semana em queda [USO -3,70%, USL -3,54%, OIL -4,38%].  

Já o dólar americano [$USD, UUP] subiu ligeiramente [$USD +1,21%, UUP +1,10%], enquanto as obrigações do tesouro americano a 20+ anos [TLT] rejeitaram os mínimos do início da semana [TLT -0,43%] e estão praticamente inalteradas em termos anuais.

O compósito de Xangai [$SSEC, ASHR, PEK] encontrou suporte e ressaltou [$SSEC +4,20%, ASHR +6,70%, PEK +5,35%]assim como os mercados emergentes [EEM +3,49%].

A volatilidade [$VIX, VXX] começou a semana nas alutras e desceu um pouco, mas ainda está elevada [$VIX -15,13%, VXX -6,65%].

[N.B. Aqui fica também o gráfico semanal; repare-se nos cruzamentos que, no PPO antecedem, os mínimos de Outubro de 2014 e Agosto de 2015]



O fundos transaccionáveis (exchange-traded funds, ETF) que seguem os principais índices começaram a semana bem, mas acabaram por cair nas sessões de quinta-feira e de sexta-feira. O SPY, o IWM e o QQQ terminaram a semana negativos. 

O que é que isto significa para a próxima semana? Vamos olhar para os gráficos do SPY, começando pelo diário:


O SPY começou a semana com uma vela de reversão em Martelo ("Hammer"), levando o preço de volta à Banda de Bollinger infeiror. O Martelo foi confirmado na terça-feira, mas com uma "spinning top" [N.B. eu por acaso discordo, acho que é uma "long-legged doji"], indicando indecisão. Mas tudo parecia correr pelo melhor quando, na quarta-feira, o índice voltou a deslocar-se para cima. Mas a "bearish Marubozu" de quinta-feira acabou com as boas notícias e o "gap" para baixo na sexta-feira deu origem a outra "bearish Marubozu", com o preço a fechar bem abaixo da Banda de Bollinger inferior, próximo do mínimo da semana, practicamente nos $200.

Esta acção de preços poderá levar a um ressalto no início da próxima semana, mas a tendência geral parece ser descendente. O RSI está em queda e em plena zona "bearish", enquanto o MACD continua a afundar com as médias móveis exponenciais já em território negativo, o que sugere mais quedas nas próximas sessões.

Também o gráfico semanal do SPY aponta nesse sentido, com o preço a retroceder até á média móvel a 100 semanas:

 O volume voltou a subir durante as quedas e ambos RSI e MACD estão a cair. Há suporte entre os $200 e os $199, seguido pelos $197 e os $195. Já as resistências vêm aos $202 e aos $204,6, seguidas pelos $206,6.


Previsão geral para a próxima semana: continuação do movimento descendente.

Sem comentários:

Enviar um comentário