terça-feira, 19 de janeiro de 2016

S&P 500: diário e intradiário (2016/01/19)


   E ao 13º dia do presente movimento descendente do SPY... continua tudo praticamente na mesma! Praticamente, porque há pequenos sinais de uma possível mudança. Ainda muito pequenos! No gráfico diário, o SPY rejeitou finalmente a Banda de Bollinger inferior, fazendo aquilo que poderá vir a revelar-se uma vela japonesa em martelo. Poderá, porque os martelos precisam sempre de ser confimados por uma vela bullish no dia seguinte!


Quanto aos indicadores técnicos, o RSI parece ter encontrado suporte nos 30%, o limite abaixo do qual entramos em território "sobrevendido". Nada que impeça , ainda assim, que o SPY continue a cair. O MACD não é mais encorajador: parece haver uma ligeira redução na amplitude do histograma, mas as médias móveis exponenciais continuam demasiado negativas e afastadas uma da outra para nos darem qualquer esperança de reversão.

Olhando para o gráfico intradiário (30 em 30 minutos), o cenário é igualmente desolador: a média móvel a cinco dias -MM(65)- continua com um declive fortemente descedente, apesar de parecer estar a estabilizar. O único aspecto positivo é que, para já, a zona de suporte amarela está a aguentar e poderá haver novo assalto à MM(65) amanhã. Há divergência entre a acção de preços e o MACD, assim como o RSI, mas é impossível saber para já se essa divergência têm algum significado especial.


Moral da história? Mais vale continuarmos de fora, porque isto continua muito suspeito. Se a zona de suporte amarela ceder, a queda resultante pode ser brutal! Vamos ver o que acontece amanhã... a propósito, o Sr. Shannon publicou ontem este gráfico na sua conta do StockTwits:


Não preciso de dizer mais nada, pois não?...

Sem comentários:

Enviar um comentário