sábado, 9 de janeiro de 2016

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (55)


    Na semana que passou tivémos pior início de ano de toda a história dos mercados americanos! Nós aqui no AnB já estávamos à espera: depois das fortes quedas de Agosto, os mercados mundiais não voltaram a ser os mesmos; e, com excepção do Nasdaq 100 ($NDX), as subidas outonais que seguiram não conduziram a novos máximos, o que prenunciava as quedas das últimas sessões. A esse propósito, o grande Brian Shannon partilhou esta fotomontagem humorística na sua conta do Twitter:

Desaparecido: Bull Market 2009-2015.


Aliás, o Senhor Shannon é absolutamente peremptório logo no início do seu habitual vídeo semanal: «bem-vindos ao Bear Market!»:


  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:
Modo actual: bearish (descendente), mas sobrevendido! Isto é, a tendência de médio prazo é para haver mais quedas, mas os índices caíram tanto na última semana que poderá haver ressaltos (reacções ascendentes) significativos nas próximas sessões.

[01m48s]: o Sr. Shannon explica que ficou francamente pessimista quando, no dia 6 de Janeiro (ver dois postais abaixo), o preço do S&P 500 (SPY) desceu abaixo da sua Média de Preços Ponderada por Volume (Volume Weighted Average Price -VWAP), traçada desde os mínimos de 24 de Agosto. A partir desse momento, o comprador médio do SPY desde esse dia estava a perder dinheiro, o que significa que o ambiente geral passou a ser tendencialmente bearish. Para além disso o preço recuou para além do 3º nível de Fibonacci (61,8%, também desde os mínimos de 24 de Agosto), considerado com o limite máximo para uma correcção normal.

O Sr. Shannon diz, por volta dos 4m00s: «a acção de preços a que assistimos ao longo de 2015 parece ser distribuição (fenómeno em que os preços sobem ou se mantêm mais ou menos constantes, com um volume transaccionado normal ou pouco inferior ao normal, dando a ilusão de que o mercado está globalmente bem, quando na verdade os grandes investidores e os institucionais estão a livrar-se gradualmente dos seus títulos).

[04m56s]:no Nasdaq 100 (QQQ) também houve quebra da Média de Preços Ponderada por Volume (Volume Weighted Average Price -VWAP) traçada desde os mínimos de 24 de Agosto, para além de um rectângulo de transacção entre os $110 e os $115 (grosso modo).

Sem comentários:

Enviar um comentário