quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

S&P 500: cinco meses depois, estamos praticamente na mesma!


Poderemos até estar pior, conforme se pode ver neste gráfico intradiário (30 em 30 minutos) do SPY:




Ainda não chegámos aos mínimos de Agosto, mas essa hipótese ainda está de pé. Aquela zona de suporte a amerelo ainda pode ceder na próximas sessões. Basta ver a clara rejeição de preços pela média móvel a cinco dias -MA(65)- durante a sessão de hoje para se perceber o quão forte é o viés "bearish" neste momento, mesmo depois de uma semana e meia de quedas praticamente ininterruptas!


Vale a pena olhar também para este gráfico do semanal S&P 500 ($SPX):




Repare-se no padrão de arredondamento do índice sobre a resistência dos 2100 pontos. Repare-se ainda como o cruzamento negativo no MACD é relativamente recente, tendo apenas duas semanas. E o RSI ainda tem espaço para mais quedas até aos 30%, sendo possível descer até mais abaixo dada a suia evolução recente (picos sucessivos cada vez mais baixos). Isto pode muito bem redundar em novo mínimo semanal, confirmando em definitivo a chegada do Bear Market.

...E se os caros leitores acharem que o S&P 500 tem mau aspecto, então dêem uma olhadela aos transportes (IYT) ou às "small caps" (IWM) ou às biotecnológicas (IBB) para verem o que é realmentre um massacre!

Sem comentários:

Enviar um comentário