sábado, 16 de janeiro de 2016

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (56)


É oficial: estamos em Bear Market! O S&P 500 ($SPX) fez, no seu respectivo gráfico diário, um mínimo mais baixo (1857,93 pts) do que aquele que tinha sido registado em Agosto de 2015 (1867,01 pts) depois de, em Outubro de 2015 (2116,48 pts), ter falhado o assalto ao anterior máximo de Maio de 2015 (2134,72 pts). 

O $SPX junta-se assim ao DJTA ($TRAN), ao DJIA ($INDU), ao Russell 2000 ($RUT) e ao compósito da NYSE ($NYA), todos com padrões de máximos e mínimos consecutivos mais baixos nos seus respectivos gráficos diários. Só o Nasdaq 100 ($NDX) é que ainda não está lá mas, dado o forte momento descendente que se tem verificado nos mercados bolsitas americanos neste início de 2016, dificilmente escapará!

Já a Europa nunca chegou a recuperar das quedas brutais do final Agosto, estando em Bear Market desde então, volvidos agora quatro meses e meio. O PSI-20, por exemplo, perdeu 3,78% só na sessão de hoje! São dias muito difíceis para os investidores, sobretudo aqueles que ainda não se tiverem livrado dos seus títulos! 

Perante tantas quedas, só nos resta mesmo agradecer por estarmos de fora. Vamos ver e ouvir o que é o que grande Brian Shannon, o melhor analista técnico presentemente no YouTube, tem a dizer sobre tudo isto:


  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:
Modo actual: bearish (descendente); poderá haver fortes ressaltos numa ou noutra sessão, mas a tendência primária é agora de descida; os investidores devem ficar de fora nos próximos tempos, a não ser que queiram juntar-se aos especuladores e apostar nas quedas!
 
[00m24s]: o Sr. Shannon começa pelo petróleo ($WTIC) que, só neste início de 2016, já perdeu uns assombrosos 20,09%! O preço do referência para o barril de crude nos EUA está agora nos $29,62. A referência para a Europa, o Brent ($BRENT), fechou nos $31,01. O Sr. Shannon salienta que não há nenhum suporte imediato que permita sustentar o petróleo num futuro próximo.

[01m13s]: o S&P 500 (SPY) desceu abaixo do mínimo de Setembro, mas não abaixo do mínimo de Agosto (recordo que o índice de verdade, o $SPX, já desceu abaixo do mínimo de Agosto, portanto temos aqui uma pequena divergência). Estando o preço abaixo da média móvel a cinco dias que, ainda por cima, tem um declive fortemente descendente, a tendência de médio prazo (alguns dias a uma ou duas semanas) "é considerada culpada até demonstrar ser inocente", nas palavras do Sr. Shannon. Além disso, o preço também se encontra abaixo da Média de Preços Ponderada por Volume (Volume Weighted Average Price -VWAP), calculada desde o início do ano (year-to-date, YTD). 

[06m54s]: o Nasdaq 100 (QQQ) também caiu fortemente durante a semana e, de acordo com o Sr. Shannon, ainda precisará de algum tempo para estabilizar (se estabilizar!). Agora, mais do que nunca, é preciso abandonar o paradigma de "comprar so fundos" (buy the dip), porque estamos definitivamente em Bear Market. Poderá haver rallies fortes para cima, mas dificilmente durarão mais do que 2-3 dias.

[08m01s]: o Russell 2000 (IWM) também ainda não mostrou quaisquer sinais de ter encontrado ou estar na iminência de encontrar suporte. O Sr. Shannon chega mesmo a desenhar uma linha de tendência ascendente (LTA) multianual que foi quebrada durante esta semana. Em caso de subidas repentinas, a Média de Preços Ponderada por Volume (YTD), presentemente na casa dos $194, agirá muito provavelmente como resistência, travando a subida do IWM.

[09m28s]: os semicondutores (SMH) tentaram encontrar suporte na zona entre os $47 e os $48, mas voltaram a falhar. O padrão de máximos e mínimos consecutivos é absolutamente evidente e o SMH ainda precisrá de algum tempo para estabilizar (mais uma vez, se estabilizar!).

[10m24s]: as biotecnológicas (IBB) são um dos sectores mais perdedores do ano (-15,98%), o que até é natural, dado que foram um dos sectores que mais subiu durante o Bull Market que agora terminou.

[12m14s]: a Apple (AAPL: Nasdaq GS) continua a ser uma valente porcaria, apesar de ter fechado acima do mínimo de Agosto. A tendência de descida é por demais evidente, sobretudo no gráfico semanal, onde se discerne perfeitamente o padrão negativo máximo mais baixo + mínimo mais baixo.

[12m14s]: as obrigações do tesouro americano a 20+ anos (TLT: NYSE) subiram, num movimento que o Sr. Shannon explica pelo aumento da taxas de juro por parte da FED e também pelo facto de os investidores procurarem alternativas perante as quedas na bolsa. É bem provável que continuem a subir nos próximos tempos, à medida que os mercados americanos continuam a afundar...

Sem comentários:

Enviar um comentário