sábado, 23 de janeiro de 2016

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (58)


    Afinal, o Sr. Shannon sempre acabou por fazer o seu habitual vídeo semanal antes de iniciar  a sua viagem! E a melhor parte é que a qualidade dos seus vídeos continua a melhorar!Vamos lá ver e ouvir o que ele tem a dizer sobre o presente momento dos mercados dos "states".


  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:
Modo actual: potencialmente bullish (ascendente); atenção que a palvra-chave aqui é "potencialmente", porque o viés de longo prazo continua fortemente descendente. 

[00m33s]: o Sr. Shannon começa pelo petróleo ($WTIC) que, nos últimos dois dias, teve um ressalto poderoso. O Sr. Shannon acredita que que isto se deve a "short squeezing" (fenómeno em que o preço sobe rapidamente, fazendo activar as ordens stop de algumas posições curtas, o que por sua vez cria um efeito de bola de neve ao fazer subir rapidamente o preço e activando ainda mais ordens stop de posições curtas). Ainda assim, é preciso enfatizar que a tendência de longo prazo no petróleo é manifestamente descendente.

[01m49s]: o Sr. Shannon teve a bondade de partilha connosco este fantástico slide no qual explica como usar a média móvel a cinco dias para detectar reversões da tendência:


[02m28s]: olhando para acção de preços no S&P 500 (SPY) nas últimas sessões, a média de preços ponderada por volume traçada desde o mínimo da sessão de quarta-feira parece ser o principal suporte do ressalto a que assistimos presentemente, a avaliar pelos vários retestes que tiveram lugar na sessão de quinta-feira. Na sexta-feira, o preço abriu em "gap" acima da média móvel a cinco dias, criando uma situação bastante semelhante à do slide acima. Parece estar a formar-se uma boa base para um ressalto de várias sessões, mas é preciso ter bem presente que a média de preços ponderada por volume traçada desde o início do ano (year-to-date, YTD) está actualmente nos $191,5,  apenas um pouco acima do preço de fecho da sessão de sexta-feira. O Sr, Shannon enfatiza, por volta dos 4m04s: «Eu ainda acho que estamos num Bear Market». E eu acrescento: de acordo com a venerável Teoria de Dow, que tem uma taxa de acerto em redor dos 90% (fonte: Edwards & Magee), estamos mesmo! 

[06m26s]: o Nasdaq 100 (QQQ) foi o único dos grande índices norte-americanos que não desceu abaixo do mínimo de Agosto. No etanto, desceu abaixo do mínimo de Setembro, o que significa que também não é de confiar. Ainda assim, o gráfico intradiário (30 em 30 minutos), mostra um claro padrão gráfico de "cabeça e ombros invertidos", um dos padrões bullish mais clássicos da AT. A confirmar-se, o preço poderá subir até aos $107,5, tomando como referência a distância do fundo da cabeça até à linha do pescoço.

[09m17s]: o Russell 2000 (IWM) tem sido o mais fraco dos grande índices norte-americanos, tendo caido para os níveis de meados de 2013. O Sr. Shannon acredita que, dada amplitude exagerada das quedas, o IWM tem um grande potencial de ressalto (a palavra-chave aqui é "potencial"). A média de preços ponderada por volume traçada desde o mínimo da sessão de quarta-feiraestá agora mesmo em cima da média móvel a cinco dias, algures nos $98,5, o que significa que esse é o nível de suporte a ter em conta para as próximas sessões. Também neste caso é preciso ter bem presente que média de preços ponderada por volume (YTD) está muito perto do preço actual e poderá vir a funcionar como resistência.

[11m55s]: os semicondutores (SMH) estão mesmo em cima da sua média de preços ponderada por volume (YTD). Caso a superem, existe uma anterior área de consolidação entre os $49,75 e os $50 que poderá vir a constituir-se como resistência.

[12m35s]: o Sr. Shannon usa as biotécnológicas (IBB) e a American Express (AXP:NYSE) para ilustrar que não podemos ficar demasiado confiantes em relação ao presente ressalto porque as áreas de consolidação formadas durante quedas podem ceder muito rapidamente.

[15m25s]: curiosamente, a Apple, Inc. (AAPL:Nasdaq GS) mostrou bastante força nas últimas duas sessões, fechando até acima da sua média de preços ponderada por volume (YTD). A zona de suporte a vigiar andará na casa dos $98,5. É preciso ter bem presente que a acção está presentemente em Bear Market.

Sem comentários:

Enviar um comentário