sábado, 30 de janeiro de 2016

S&P 500 (SPY): até onde poderá ir este ressalto?


O grande Brian Shannon partilhou este gráfico na sua conta do StockTwits. Trata-se da acção de preços diária no SPY com várias zonas-chave e médias móveis assinaladas:


Desde logo,o nível mais importante de resistência surge aos $200, por já ter servido de resistência entre Agosto e Outubro de 2015, e também como suporte em Dezembro.

Não menos importantes são as várias médias de preços ponderadas por volume (volume weighted average price - VWAP) que o Sr. Shannon incluiu no gráfico. A mais recente (VWAP from 2016 low), traçada desde o mínimo registado no dia 20 Janeiro, está a servir de suporte à acção de preços desde o presente ressalto. A segunda mais recente, traçada desde o início do ano (VWAP from 2016) foi quebrada  na sessão de sexta-feira, o que é um sinal positivo, embora fosse desejável que ela se constituísse como suporte durante as próximas sessões.

No entanto, as VWAPs traçadas desde os míimos de Agosto o de Setembro, assim como as VWAPs traçadas desde os máximos de Novembro e de Dezembro, ainda estão bastante acima da acção de preços actual, podendo vir a actuar como resistência.

As outras duas curvas representadas no gráfico são, respectivamente, a média móvel simples a 50 dias e a média móvel simples a 200 dias. A primeira é um alvo típico dos ressaltos ascendentes em Bear Markets. É muito frequente, depois de várias semanas de quedas consecutivas, haver um forte ressalto até à MM(50), como para deixar o mercado respirar, antes de voltar a mergulhar rumo ao abismo. O que as VWAPs do Sr. Shannon nos estão a dizer é que o preço do SPY poderá nem sequer chegar a essa zona e ser travado antes de subir tanto.

Eu julgo que a zona mais provável a ter como alvo deste ressalto é a dos $198, embora seja perfeitamente possível que o preço suba até aos $200 ou nem sequer passe dos $196. A partir dos $200, julgo que a coisa se tornará realmente muito complicada e os ursos voltarão a atacar com força. Vamos ver o que acontece durante a próxima semana...

Sem comentários:

Enviar um comentário