sábado, 16 de janeiro de 2016

Mercados americanos: a análise semanal de Joseph Hentges (8)


Já disse tudo o que tinha a dizer sobre o momento actual dos mercados americanos no postal anterior, portanto, vamos direitinhos ao vídeo do Sr. Hentges:



Algumas observações dignas de registo: 

[00m24s]: o Sr. Hentges começa pelo compósito da NYSE ($NYA) que, só na sessão de sexta-feira, caiu mais 216 pontos. É preciso recuar até Agosto de 2013 para encontrar o $NYA em níveis tão baixos. O arredondamento do índice no seu gráfico semanal faz temer que as quedas não vão ficar por aqui.

[01m14s]: o Russell 2000 parece estar a seguir o lado exterior do Canal de Kelter. O índice das small cap já não estavam tão baixo desde Maio de 2013. O Sr. Hentges enfatiza que, apesar de o índice estar bastante sobrevendido, nada impede que continue a cair nas próximas sessões, uma vez que a tendência descendente que vigora neste momento é muito forte.

[03m15s]: o índice de volatilidade do S&P 500 ($VIX) está particularmente interessente. Com efeito, é possível detectar um padrão gráfico de arredondamento (chávena) que se inicia com as quedas de Agosto do ano passado e parece ter sido penetrado na última sessão. A confirmar-se, isso significa que as quedas no S&P 500 poderão acelerar nas próximas semanas! Mas ainda há mais, vejam só o que acontece quando se representa o gráfico semanal do $VIX correspondente aos últimos cinco anos...




[04m03s]: no seu gráfico semanal, o compósito de Shangai ($SSEC) quebrou uma linha de tendência ascendente (LTA) que remontava a meados de 2014, um sinal francamente negativo. Também o Nikkei 225, o índice bolsista principal do Japão, quebrou uma importante LTA semanal, desta feita uma que remontava a Outubro de 2014. Além disso, também há uma LTA multianual que foi quebrada já em finais de 2015... e que remontava a 2012!

[05m37s]: as obrigações de elevado rendimento (HYG) mostram um claro padrão de arredondamento com um topo duplo entre meados de 2014 e 2015. O Sr. Hentges encontrou um padrão de "cabeça e ombros" no gráfico semanal, tendo inclusivamente identificado um preço-alvo na casa dos $77 que está prestes a ser atingido.

[06m11s]: o petróleo (USO) continua a cair rapidamente, tendo perdido já mais de 20% só este ano. Já o ouro (GLD) parece estar a consolidar, mas o Sr. Hentges desconfia da sua evolução gráfica semanal por não ser coerente com os princípios da Teoria das Ondas de Elliott.

Sem comentários:

Enviar um comentário