sábado, 30 de janeiro de 2016

S&P 500: a análise semanal de Greg Harmon (12)


{Nota introdutória: não sei se teremos a habitual análise semanal do grande Brian Shannon (CMT), uma vez que ele esteve de férias durante a semana passada. Para já, os meus leitores terão de se contentar com a análise do Sr. Greg Harmon (CMT, CFA) da Dragonfly Capital.}

Esta análise de Greg Harmon (CMT, CFA) que traduzi de forma aproximada e vos apresento a seguir é relativa à semana entre Segunda-feira, 25 e Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2016. As percentagens de ganho/perda apresentadas dizem respeito a toda a semana. A previsão final é para a próxima semana de 1 a 5 de Fevereiro de 2016.

«A semana desenrolou-se com o preço do ouro [$GOLD] a subir acima dos 1100  [$GOLD +1,84%, $XAU +12,31%, GDX +9,06%, GLD +1,86%]. O petróleo [$WTIC] começou a semana a descer mas depois subiu durante o resto da semana [$WTIC +4,62%], com os ETF que seguem o preço do petróleo [USO, USL, OIL] a acompanharem  [USO +4,10%, USL +6,58%, OIL +6,01%].  

Já o dólar americano [$USD, UUP] caiu durante toda a semana mas fez grande ressalto sa sessão de sexta-feira, fechando praticamente inalterado [$USD +0,97%, UUP +0,00%], enquanto as obrigações do tesouro americano a 20+ anos [TLT] continuaram a subir [TLT +1,56%].

O compósito de Xangai [$SSEC] quebrou a zona de consolidação em que se encontrava e continuou a cair [$SSEC -6,14%, ASHR -5,42%, PEK -5,57%]apesar de os mercados emergentes [EEM] terem subido [EEM +4,23%, IEMG, +3,90%]

Já a volatilidade [$VIX, VXX] voltou a descer, apesar de ter tido uma variação louca na sessão de quarta-feira [$VIX -9,58%, VXX -3,52%] Repare-se, ainda assim, que o $VIX rejeitam a média móvel a 50 dias durante a sessão de sexta-feira, fechando em cima da anterior reistência multimensal (a verde claro).


«Os fundos transaccionáveis (exchange-traded funds, ETF) que replicam os principais índices passaram a maior parte da semana em tendência lateral, mas acabaram por registar fortes subidas na sessão de sexta-feira, com o S&P 500 (SPY) a fechar no nível mais alto dos últimos quinze dias e o Nasdaq 100 (QQQ) e o Russell 2000 (IWM) a fecharem sobre as suas anteriores zonas de resistência.

O que é que isto significa para a próxima semana? Vamos olhar para os gráficos do SPY, começando pelo diário:



O SPY passou a maior parte da semana a lutar contra a resistência [na casa dos $191,5] antes de explodir para cima na sexta-feira. Não há nada de significativo a assinalar na acção de preços durante a maior parte da semana, mas havia uma divergência importante nos indicadores técnicos [sobretudo no RSI]. O RSI do gráfico diário subiu, quebrando finalmente a zona dos 50%, que tinha servido como resistência durante o mês de Dezembro [observe-se como a Análise Técnica também se aplica aos indicadores]. O MACD cruzou para cima com a ascensão dos preços. Ambos indicadores técnicos, RSI e MACD, sugerem mais subidas durante a próxima semana. A vela da sessão de sexta-feira fechou acima da média móvel simples a 20 dias pela primeira vez desde o dia 31 de Dezembro, sendo quaze uma Marubozu.

Já no gráfico semanal, o forte movimento ascendente de sexta-feira deu origem a uma vela bullish que confirma o anterior Martelo:



Nesta resolução temporal, o RSI também se dirige para cima, mas o MACD continua para baixo. A resistência vem aos $194,8 e $196, seguida pelos $198,5 e os $200. Acima dois 196, atrairá algum dinheiro para o mercado. O suporte abaixo vem aos $191,5 e aos $189,5, seguidos pelos $188 e os $187.

Previsão geral para a próxima semana: reversão positiva de curto prazo.»

Sem comentários:

Enviar um comentário