terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

S&P 500: diário e intradiário (2016/02/01)


    Não há grandes novidades em relação à evolução recente do maior índice bolsista americano, o S&P 500. Conforme se pode ver no gráfico diário, o SPY fechou praticamente inalterado, apesar de ter passado a maior parte da sessão abaixo do fecho de sexta-feira:



Em relação aos indicadores técnicos, o MACD está para já bastante saudável e aponta para mais subidas durante a proximas sessões. O CMF corrobora. Porém, o RSI esbarrou na zona dos 50%, precisamente a resistência que vigora desde Dezembro. Isto sugere que é preciso ter em conta à possibilidade de reversões rápidas para baixo. Afinal, estamos em Bear Market, é preciso ter isso bem presente!

Quanto ao gráfico intradiário (30 em 30 minutos), o SPY está neste momento bem acima da sua média móvel a cinco dias que, ainda por cima, tem um declive claramente ascendente. É possível que a média de preços ponderada por volume (volume weighted average price - VWAP) traçada desde o início do ano (year-to-date, YTD) tenha servido de suporte durante a sessão de hoje, mas como a minha plataforma de transacção não me permite representar essa utilíssima ferramenta (feita pelos engenheiros do TC2000 a pedido do Sr. Shannon), não consigo afirmá-lo com certeza.


Seja como for, não há muitos motivos para desconfiar da continuação do presente ressalto, pelo menos para já...a excepção é de facto o RSI no gráfico diário. Mas uma andorinha não faz a Primavera. Ou, neste caso, uma folha caída não traz automaticamente o Outuno.

Sem comentários:

Enviar um comentário