sábado, 21 de março de 2015

S&P 500: a análise semanal de Greg Harmon (3)


«A semana desenrolou-se com o Ouro [$XAU, $GDX, GLD] a descer um pouco, até encontrar suporte e ressaltar, fechando positivo [GLD (+2,43%)]. Também o petróleo [$WTIC, USO, OIL] começou a semana a descer e terminou positivo [$WTIC (+3,22%)]. O dólar americano [$USD, UUP] superou os 100 pontos, mas depois recuou, enquanto as obrigações do tesouro americano [TLT] recuperaram e penetraram a média móvel a cinquenta dias, MM(50).

Já o compósito de Xangai [$SSEC, ASHR, PEK] continuou a subir, estando agora em máximos de sete anos, enquanto os mercados emergentes [EEM] valorizaram modestamente. A volatilidade [$VIX, VXX] assentou e está em mínimos de três meses.

Os fundos transaccionáveis relacionados com os índices americanos subiram novamente, com o Russell 2000 (IWM) fazer um novo máximo histórico. O que é que isto quer dizer para a próxima semana? Vamos olhar para os gráficos, começando pelo diário:


O SPY começou a semana em cima da zona de consolidação que vigorava desde o início do ano até Fevereiro. Na Segunda-feira, o SPY tinha regressado aos máximos de Dezembro e, na Quarta-feira, ultrapassou novamente a média móvel a vinte dias -MM(20). No final da semana, o SPY estava muito perto dos máximos absolutos de finais de Fevereiro. Um Movimento Medido para cima teria como alvo os $212,5 e depois os $218,8. O gráfico diário mostra o RSI em subida depois de ter feito um mínimo mais baixo. Como o preço não acompanhou esse mínimo mais baixo, estamos perante uma Reversão Positiva do RSI, que também aponta pelo menos para os 218,8. Além disso, o MACD está prestes a cruzar para cima, providenciando mais um sinal "bullish".

Já no gráfico semanal, as Bandas de Bollinger estreitaram, e parecem estar a agora a abrir para cima, dando espaço para o movimento ascendente que se adivinha:

Nesta resolução temporal (semanas), o RSI permanece "bullish" e está a subir, com o MACD a evidenciar um triângulo simétrico. O Movimento Medido desde o rectângulo a vermelho tem como alvo os $224. Não há resistência acima dos $212,25, com o primeiro suporte nos $210,25, seguido pelos $209, pelos $206,4 e pelos $204,4.

Portanto, para a próxima semana a previsão é de Subida ou Consolidação da Tendência Ascendente, com Viés Ascendente de Curto Prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário