domingo, 15 de março de 2015

S&P 500: a análise semanal de Greg Harmon (2)


«Durante a última semana [NB: 9-13 Março], o ouro [$XAU, $GDX, GLD] continuou a desvalorizar, embora a um ritmo mais lento, com o preço do barril de crude [$WTCI, USO, OIL] a quebrar uma zona de consolidação para baixo. O dólar americano (UUP) continuou a mostrar força, enquanto as obrigações (TLT) encontraram suporte e ressaltaram. O compósito de Xangai [$SSEC, ASHR, PEK] continua a deslocar-se para cima, consolidando perto da resistência [multianual]. Os mercados emergentes continuaram a desvalorizar.

A volatilidade ($VIX, VXX) continuou a subir ligeiramente, mas ainda não se pode falar em escalada "breakout". Os fundos transaccionáveis relacionados com os índices americanos continuaram a deslocar-se para baixo, mas divergiram a meio da semana, com o Nasdaq (QQQ) a cair mais abaixo enquanto o Russell 2000 (IWM) ressaltou. O S&P500 (SPY) encontrou suporte e assentou. O que é que isto quer dizer para a próxima semana? Vamos olhar para os gráficos, começando pelo diário:



O SPY começou a semana com uma vela japonesa de corpo pequeno, dentro da vela da Sexta-feira precedente [6-Mar], dando algumas esperanças de que pudesse ocorrer uma reversão. Porém, houve um gap descendente na Terça-feira e o ETF acabou mesmo por tocar na MM(100) na Quarta-feira. O preço permaneceu nessa zona durante o resto da semana, tendo o gap descendente de Sexta-feira sido preenchido com uma vela de corpo inteiro.

O gráfico diário mostra que o RSI está foi rejeitado pela linha dos 50% e virou para baixo. Já o MACD continua a descer [pese a redução no histograma, que poderá ser ilusória]. Não é possível dizer se estamos perante uma "bear flag" [figura de continuação da tendência descedente] ou se isto é o início de uma reversão para cima. Neste último caso, o RSI sugere um preço-alvo de $218,78.

Já o gráfico semanal do SPY (em baixo) mostra um movimento de regressoao rectângulo de consolidação a vermelho, com as Bandas de Bollinger a apertarem sobre esse rectângulo:

Nesta resolução temporal, O RSI permanece "bullish" e acima da linha intermédia (50%), enquanto o MACD voltou a cruzar para baixo, o que sugere mais descidas dos preços. O primeiro suporte está nos $204, seguido pelos $203, $202 e $200, antes dos $198,6. Já as resistências acima situam-se nos $206,4 e nos $209, seguidas pelos $210,25 e $ 212,25.

Portanto, em princípio teremos uma Consolidação de Curto Prazo com Viés Descendente na Tendência Ascendente de Longo Prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário