segunda-feira, 9 de março de 2015

Bolsa portuguesa novamente interessante!...


...mas apenas a médio prazo!

Já desde o dia 6 de Setembro de 2014 que não olhávamos para o PSI-20 aqui no AnB. A razão para  a ausência da bolsa portuguesa neste blogue é por demais justificada: durante o primeiro semestre desse ano, o gráfico diário do índice das 20 maiores empresas portuguesas cotadas em bolsa tinha desenhado um padrão de "cabeça e ombros", tão evidente que até merecia ir directamente para os livros de Análise Técnica.


E, de facto, o padrão veio mesmo a confirmar-se durante o resto o ano, com o PSI a fazer mínimos e máximos cada vez mais baixos, só parando de cair em Dezembro, quando finalmente tocou a zona de suporte que eu pintei a cor amarela no gráfico acima e que corresponde à gama  de valores onde o PSI-20 tinha arrancado no Verão de 2012 (setas verdes).

Ora, já em 2015, o PSI acabou por fazer um fundo duplo sobre essa zona de suporte, correspondendo àquilo que poderá vir a revelar-se uma "cabeça e ombros" invertida, uma figura de reversão "bullish". Reforçando ainda mais a figura, os ombros parecem estar bem confinados na zona de suporte entre os 5100 e os 5400 pontos que eu pintei a cor verde no gráfico, com a linha do pescoço (a vermelho) a ser penetrada em meados do último mês de Fevereiro. E ainda há mais uma boa notícia: o declive média móvel a 50 dias -MM(50)- inverteu-se nas últimas semanas e está agora positivo (ascendente), ameaçando cruzar a média móvel a 200 dias -MM(200)- nas próximas semanas (golden cross).

O que quer isto dizer? Bem... ainda nada em definitivo, apenas que devemos olhar com mais atenção para o PSI-20 nas próximas sessões. Neste momento, o índice está a lutar contra a resistência na casa dos 5700 pontos (seta vermelha-laranja no gráfico), com o RSI e o MACD a indicarem uma certa exaustão do momento ascendente (repare-se sobretudo na divergência entre as MMEs do MACD e o seu histograma). O mais provável é que o PSI-20 recue um pouco nas próximas semanas, até à linha do pescoço da "cabeça e ombros" invertida, ou até mais abaixo, descendo até ao interior da zona de suporte verde. Então, se o PSI-20 aguentar sobre essa zona e voltar a subir a partir daí, teremos a figura de reversão confirmada e a bolsa portuguesa estará novamente em Bull Market.

Mas atenção: dificilmente será um Bull Market multianual! Poderá até durar vários meses, mas a evolução da conjuntura económica portuguesa a longo prazo continua muito negativa. Portanto, apostar no PSI-20 sim, desde que a zona de suporte verde aguente... mas apenas com uma pequena parte do capital disponível!

Sem comentários:

Enviar um comentário