sábado, 14 de março de 2015

Goldman Sachs prevê euro igual ao dólar em Setembro


Por esta altura, já não deve ser novidade para ninguém que o Euro está a desvalorizar fortemente. Conforme se pode ver no gráfico em baixo, o euro já perdeu quase 13% face ao dólar americano, em grande parte devido às políticas divergentes da Reserva Federal Americana e do Banco Central Europeu. A FED quer aumentar as taxas de juro ainda este ano, enquanto o BCE implementou recentemente o seu  programa de facilitação quantitativa mais agressivo de sempre, enfranquecendo o euro contra quase todas as outras divisas.


O par cambial EUR/USD está agora em mínimos de 12 anos e, de acordo com a Goldman Sachs, isto ainda não é nada. A agência prevê que, no final de 2017, 1 euro valha apenas 0,8 dólares. E a paridade entre as duas moedas deverá ser alcançada já em Setembro (ver "new forecast"):


O que quer isto dizer para os investidores? Que devemos manter as nossas acções americanas. Se o valor do dólar continuar a subir face ao euro, manter activos em euros será perder dinheiro, a menos que esses activos valorizem a um ritmo superior à desvalorização do euro. Ora, os mercados americanos e o dólar estão ambos a subir, pelo menos para já. Portanto, a escolha é óbvia: entre a Europa e os EUA, preferimos os EUA, pelo menos para já. E a propósito, eu tenho usado um ETF alavancado (2x) para aproveitar a queda do Euro, o ProShares UltraShort Euro (EUO:NYSE), que me tem dado bastantes alegrias nos últimos meses. O gráfico semanal do EUO diz tudo o que é preciso saber:


...quem é amigo, quem é?

Sem comentários:

Enviar um comentário