domingo, 9 de agosto de 2015

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (43)


Os principais índices bolsitas americanos continuam como têm estado praticamente desde o início do ano: uma valente m#$%&! Nem sobem nem descem, situação que é frustante para os investidores... e o pior pesadelo que existe para os especuladores impacientes (notem que eu não disse especuladores de uma forma geral). E o pior, parecem estar com vontade de cair, embora ainda seja cedo para apostar nisso:


Os semicondutores continuam a afundar-se e subtraem já -5,71% em termos anuais (year-to-date, YTD). O ouro (GLD, ausente na tabela-resumo do Sr. Shannon) já perdeu -7,86%. E o petróleo (USO) tem sido absolutamente massacrado, perdendo quase um terço do valor que tinha no início do ano (-28,49%).

Com excepção do sector das biotecnológicas (IBB), os lucros têm sido bastante modestos. Apenas o Nasdaq (QQQ) supera a fasquia dos +5%. E com o declínio dos semicondutores, que constituem uma fatia muito importante desse índice, é bem provável que esses ganhos sejam devolvidos nas próximas semanas.

A incerteza é muita... por isso vamos ouvir quem sabe, Brian Shannon, CMT (Chartered Market Technician), o melhor analista técnico presentemente no YouTube em mais um excelente vídeo:


  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:

Modo actual: bearish (negativo).
[00m39s]: o S&P 500 (SPY) continua a transaccionar dentro do rectângulo bem definido que vigora desde Fevereiro, tendo testado a sua Média Movél a 200 dias (representada a preto, no gráfico diário que nos oferece o Sr. Shannon) duas vezes só nas últims duas semanas. A MM(200) ainda tem um declive ascendente. Mas como já não há praticamente subida dos preços desde Outubro (aprox. 200 dias), ela deverá ficar mais horizontal nas próximas sessões, um sinal forte de que devemos redobrar a cautela.

Mas há mais... o Sr. Shannon identificou este triângulo simétrico no gráfico intradiário (30 em 30 minutos) do SPY:




...sobre o qual eu desenhei três possíveis desfechos, dois negativos (a e b) e um positivo (c). Enquanto permanecermos abaixo dos $209 (zona intermédia do triângulo simétrico), todo o cuidado é pouco. Ainda por cima, o preço no gráfico diário fechou imediatamente acima da sua Média de Preços Ponderada por Volume (Volume Weighted Average Price- VWAP), construída desde o início do ano (YTD). Este nível, agora na casa dos $207,95, tem servido muitas vezes de suporte aos preços e está agora praticamente horizontal, o que significa que esse suporte está a tornar-se mais fraco (suportes constituídos por linhas e médias móveis tendem a ser tanto mais fortes quanto maior for o seu declive). Seja como for, até aos $204 é preciso manter a calma. Só quando o SPY descer abaixo desse nível, quebrando o rectângulo multimensal, é que teremos razões para ficarmos realmente preocupados.

[04m02s]: o Sr. Shannon mostra como é difícil neste momento prever para onde vão os mercados, dando vários exemplos contraditórios; um bom exemplo da fraqueza de algumas acções é o caso da Apple, inc. (AAPL: Nasdaq GS) que se encontra presentemnte abaixo da sua Média Movél a 200 dias (gráfico diário), assim como o Twitter (TWTR: NYSE); por outro lado, a Netflix, inc. (NFLX: Nasdaq GS) tem tido uma ascensão meteórica desde finais de Abril (aprox. +111,3%!!!).

[05m18s]: o Nasdaq 100 (QQQ)..........

Sem comentários:

Enviar um comentário