sábado, 15 de agosto de 2015

O Bull Market nos mercados americanos acabou?


Não costumo colocar vídeos deste senhor aqui no "As Crónicas da Bolsa". Chris Ciovacco até faz uns vídeos razoavelmente interessantes do ponto de vista da pertinência das suas observações, mas usa sempre uns gráficos que eu considero visualmente horríveis, com letras demasiado pequenas e curvas de preços que exigem uma elevada resolução gráfica para se conseguir discernir os seus detalhes.

No entanto, o exercício que o Sr. Ciovacco faz neste vídeo é demasiado interessante para passar ao lado, mesmo com os tais gráficos irritantes. Com base em diferentes gráficos semanais do Compósito de Nova Iorque ($NYA), ele compara a situação actual nos mercados americanos com aquela que se verificava em 2001 e em 2008, em vésperas do rebentar da "bolha das .com" (2001) e da crise financeira despoletada pela falência do Lehman Brothers e a subsequente crise do subprime (2008):



O Sr. Ciovacco usa a média móvel a 22 semanas (aprox. 5 meses) e o indicador Williams%R para tentar aferir as probabilidades de uma situação semelhante a essas crises se repetir agora, em 2015. A conclusão principal é que, apesar de tudo, ainda é cedo para vaticinar o fim do presente Mercado dos Touros.

O exercício é depois repetido para o Dow Jones Industrial Average ($INDU), com conclusões semelhantes. A partir de então, resto do vídeo é dedicado a comparar o gráfico actual do S&P 500 (Agosto de 2015) com os gráfico imediatamente antes (2008) e imediatamente depois do arranque do presente Mercado dos Touros (2009). A conclusão final é semelhante àquela que já tínhamos visto na análise semanal do Sr. Shannon (postal anterior): enquanto o preço não cair abaixo do rectângulo multimensal ou subir acima desse rectângulo, o melhor é continuarmos quietinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário