quinta-feira, 27 de agosto de 2015

S&P 500: gráficos diário e intradiário (via SPY), 27-Ago-2015


Os índices americanos voltaram a subir em mais um dia de bolsa louco. A volatilidade diminuiu um pouco, com o $VIX a fechar finalmente abaixo dos 30 pontos (26,10 para ser exacto). Há quem diga que os Touros ("bulls") retomaram o controlo, mas eu acho que ainda é muito cedo para tirarmos essa conclusão. Apesar das subidas fulgurantes das duas últimas sessões, o SPY ainda só recuperou 0,77% em termos semanais, estando ainda muito longe dos níveis pré-quedas:



O grande Brian Shannon não falhou nas previsões que fez na sua análise semanal de 21 de Agosto (ver mais abaixo). O SPY voltou mesmo a subir até uma das zonas que ele tinha identificado como anterior suporte no gráfico intradiário (30 em 30 minutos), agora tornadas resistência:


Houve uma grande luta em torno dessa zona nas últimas horas da sessão de hoje, com o preço a descer inicialmente até à média móvel a cinco dias -MM(65)-, para depois voltar a subir até ao limite da zona de suporte, fechando nos $199,16.

Tudo muito bonito, mas os problemas que tínhamos visto ontem mantêm-se: a MM(65) continua com um declive negativo e a zona de suporte não foi ultrapassada convincentemente. Além disso, o volume transaccionado no gráfico diário parece estar novamente a reduzir-se. E há mais: a verdadeira batalha ainda nem começou e será travada na zona entre os $200 e os $204. Isto porque os $200 são o limite da actual zona de resistência e os $204 serviram de suporte ao SPY desde Março até às quedas recentes, sendo por isso bem provável que agora venham a actuar como resistência.

É verdade que as subidas dos últimos dois dias foram tremendas e quem as aproveitou está da parabéns. E é até bem possível que continuem até aos $204. Mas eu não transacciono assim, não gosto de abrir posições quando os indicadores técnicos recomendam prudência. A experiência ensinou-me que essa e a única forma da fazer dinheiro em bolsa consistentemente. As quedas recentes foram tremendas e ainda vão ser precisas algumas sessões a subir para eu voltar a ficar convencido da saúde dos Touros. Vou continuar de fora, pelo menos esta semana.

Entrentanto, aqui ficam os números da sessão de hoje:


Sem comentários:

Enviar um comentário