sábado, 25 de julho de 2015

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (42)


Em termos de mercados financeiros, a semana que hoje termina foi uma semana típica de final de Julho: uma valente porcaria, com quedas generalizadas dos índices principais! E o pior é que não são apenas as acções, as commodities também estão em forte queda, com o petróleo e o ouro em mínimos multi-anuais.

Os semicondutores (SMH) tiveram um forte recuo esta semana e estão agora negativos em termos anuais (year-to-date, YTD). É preocupante, desde logo porque os semicondutoes até têm muitos títulos com recomendações de compra (Texas Instruments, Intel, Avago Technologies, Broadcom, etc.), mas sobretudo porque os semicondutores constituem um parte considrável do compósito de Nasdaq, . E se o Nasdaq cair, o resto da bolsa dificilmente aguentará, mesmo que caia menos.

Ouçamos o que o grande Brian Shannon, o melhor analista técnico presentemente no YouTube, tem a dizer sobre tudo isto:


  • Pontos-chave do vídeo do Sr. Shannon:

Modo actual: bearish (negativo).

[00m34s]: o Sr. Shannon começa por nos mostrar um gráfico YTD do S&P 500 (SPY), no qual se pode ver que o SPY tem sido transaccionado dentro de uma gama de variação muito reduzida já desde Fevereiro. Esta semana, o título recuou até à sua Média de Preços Ponderada por Volume (Volume Weighted Average Price- VWAP), construída desde o início do ano (YTD). Este nível, na casa dos $207,9, ganha especial importância ao constatarmos que também corresponde ao terceiro nível de retracção de Fibonacci, i.e. 61,8% ou aproximadamente 2/3, como diz o Sr. Shannon.

Na resolução temporal intradiária (30 em 30 minutos), pode ver-se que temos uma média móvel a 5 dias nitidamente descendente, tendo o preço caído abaixo dela muito rapidamente desde o início da semana. O Sr. Shannon diz que devemos ficar quietos enquanto esta situação se mantiver, i.e. enquanto a média móvel a 5 dias não estabilizar o preço regressar para cima dela.




Sem comentários:

Enviar um comentário