quarta-feira, 26 de agosto de 2015

S&P 500: gráficos diário e intradiário (via SPY)


Sempre acabámos por ter um pequeno "rally" (pequeno face às quedas anteriores, porque em termos anuais foi dos maiores). O "death cross" que eu mencionei no postal anterior acabou por não se concretizar (mas atenção: no $SPX as médias móveis relevantes estão mais próximas e o cruzamento deverá mesmo ocorrer amanhã!):


Claro que nada impede que o SPY continue a subir, mesmo com o referido "death cross". Há no entanto duas realidades que devemos ter bem presentes antes de cairmos em euforias:
  1. Estatisticamente, os maiores "rallies" ocorrem precisamente durante períodos de queda ou correcção dos mercados; são reacções normais a vários dias de vendas seguidas e não significam necessariamente a entrada de novos compradores, podendo dever-se simplesmente ao fecho de posições curtas.
  2. Mais importante, o preço do SPY ainda está bastante a baixo da média móvel a cinco dias no gráfico intradiário (30 em 30 minutos), em baixo.

 Repare-se no que pode aconter a um título quando um triângulo simétrico é quebrado para baixo!

Tenhamos bem presentes as palavras sábias do grande Brian Shannon: «nunca confiar em "rallies" que ocorram com uma média móvel a cinco dias -MM(65)- descendente.» Por outras palavras, embora haja bastante espaço no RSI e no MACD para mais algumas subidas, existem fortes probabilidades de a ascensão do SPY ser travadas sobre a MM(65), que se encontra presentemente sobre os $192,3. Se isso acontecer, os ursos ("bears") poderão voltar a atacar em força, originando novas quedas do índice.

Note-se que SPY até poderá  romper a MM(65) mas, enquanto o declive desta for descendente, há fortes probabilidades dessa rutpura reverter, originando novas quedas. Portanto, a conclusão do postal anterior mantém-se: o melhor é mesmo continuarmos de fora até porque a volatilidade continua muito elevada (o $VIX fechou novamente acima dos 30 pontos).

Entrentanto, aqui ficam os números da sessão de hoje:

Sem comentários:

Enviar um comentário