sábado, 25 de outubro de 2014

S&P 500 SPDRs (SPY: NYSE): diário e semanal (2014/OUT/24)


Esta semana não temos a habitual análise semanal do Brian Shannon que, aparentemente, teve alguma espécie de compromisso que o impediu de fazer o seu habitual vídeo de Sexta-feira. Em vez disso, ele fez um bom vídeo na passada Quarta-feira. Mas infelizmente, já houve novos desenvolvimentos desde então que tornam essa análise um pouco obsoleta, razão pela qual teremos de olhar para outra mais recente.

Vamos por isso começar por olhar para este gráfico do fundo transaccionável (ETF) S&P 500 SPDRs, criado por Greg Harmon, no qual foram desenhadas duas áreas triangulares, correspondentes a uma cunha ascendente (triângulo azul) e uma cunha em alargamento descendente (triângulo rosa/púrpura):


Ora, estamos presentemente num ponto crítico: depois de uma forte correcção durante o mês de Setembro e início do mês de Outubro, com uma queda da cotação de quase 10%, tivemos um forte rally ascendente nas últimas sessões mas que se encontra agora numa zona de resistência crítica: a média móvel a 100 dias, a cor verde no gráfico acima, que também está perto da média móvel a 50 dias, a cor vermelha. 

Note-se que esta situação não seria preocupante em condições normais, mas nós estamos numa fase do mercado particularmente perigosa: o último mínimo local ($ 181,92) foi mais baixo do que o anterior ($190, 55). Portanto, caso o SPY não consiga superar o máximo anterior ($ 201,90), estaremos oficialmente em correcção. E este cenário fica ainda mais feio se a isso juntarmos o facto de já termos o Russell 2000 em correcção, ao mesmo tempo que os gráficos dos outros três grandes índices, Nasdaq 100, DJIA e DJTA mostram situações semelhantes à do SPY.

Diz Harmon: «O SPY começou a semana abaixo da MM(200) e com muito espaço até à Zona de Potencial Reversão (PRZ) harmónica 5-0. O forte movimento [ascendente] de Segunda-feira confirmou a doji da Sexta-feira anterior, tendo esta confirmação sido reforçada pelo gap de Terça-feira.

[Na Quarta-feira], os ursos tentaram reagir e puxaram o SPY de volta à zona abaixo da MM(20) e da MM(150) mas o movimento foi interrompido na Quinta-feira e na Sexta-feira houve um novo gap ascendente. O empurrão fez o preço ficar muito próximo da MM(50) e da resitência anterior [Harmon não especifica de que resistência está a falar, eu imagino que seja aquela em redor dos $198]. O gráfico diário mostra um RSI que cruzou a linha intermédia (50%) e que agora se aproxima da zona bullish. Já o MACD continua a subir depois do cruzamento ocorrido na Terça-feira. Um ressalto muito forte.

O gráfico semanal mostra uma Marubozu longa que confirma a reversão em Martelo da semana anterior depois de ter fechado acima da MM(50):

Alguns ainda estarão preocupados [é o meu caso: um mínimo mais baixo em todos os índices é sempre motivo de preocupação], mas a maioria estará, pelo menos, cautelosamente optimista. Há resistência acima nos 198,3, nos 199 e nos 200, antes do máximo anterior nos 201,9. Acima desse valor, a LTA ascendente [que vigora desde Outubro de 2012] também poderá oferecer resistência.

Já os suportes estão nos 194, 191,3, 190,5 e 188,2. O ressalto de curto prazo deverá continuar e restabelecer a tendência ascedenten de longo prazo.»

Só nos resta esperar que Harmon tenha razão...

Sem comentários:

Enviar um comentário