terça-feira, 28 de outubro de 2014

Russell 2000: a hora da verdade!


Hoje foi mais um bom dia para os investidores, sobretudo no que respeita às small caps, com o índice mais fraco de todos, o Russell 2000, a continuar a sua grande recuperação e a subir mais do que qualquer um dos outros grandes índices (S&P 500, DJIA, DJTA e Nasdaq 100). No entanto, depois de ter feito um máximo mais baixo (1)-(2) seguido um mínimo mais baixo (i)-(ii), o $RUT está agora num momento decisivo que pode determinar um ponto de inversão no presente Bull Market.


Porque é que eu digo isto? Basta olhar para a zona de resistência que eu pintei a verde-claro no gráfico acima. Foi ali que o Russell 2000 se deteve nos últimos meses, iniciando uma correcção que, entre o máximo de Julho e o mínimo de Outubro, o fez cair 14,26%. Esta percentagem, por si só, ainda não compromete o Bull Market mas, se o índice esbarrar novamente na zona a verde-claro, poderemos ter nova queda, com a correcção global a ultrapassar os 20%, valor que convencerá muitos investidores da chegada do Bear Market (eu só ficarei convencido quando pelo menos outros dois grandes índices registarem também mínimos e máximos mais baixos, de preferência o S&P 500 e o DJIA).

Portanto, amanhã vai ser um dia emocionante: se o preço testar a resistência e cair, o melhor é apertarmos as stops e ver até onde ele desce. Se descer abaixo da MM(20), actualmente nos 1091,73 pontos, vai ser muito difícil voltar a subir. Mas se aguentar no suporte algures nos 1110 pontos, ainda haverá esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário