domingo, 5 de outubro de 2014

S&P 500, Nasdaq 100, DJIA, DJTA, Russell 2000 (diário, 03-OUT-2014)


S&P 500

A análise que Harmon fez no postal anterior para o SPY está muito bem, mas gostaria de complementá-la com este gráfico que fiz para o S&P 500:


O que eu quero dizer é o seguinte: o PPO e o CMF podem dar-nos pistas importantes para avaliarmos se estamos perante uma reversão para cima ou não. Em relação ao PPO, há uma LTA (a cor vermelha) que está prestes a ser testada. Se a MME(12) lhe tocar e subir para cima, será um sinal francamente positivo. Da mesma forma, se o CMF não ficar vermelho nas próximas sessões, teremos mais uma confirmação da reversão. O volume transaccionado está finalmente a aumentar novamente, o que é um bom sinal para os investidores.


Nasdaq 100

O Nasdaq continua a ser o índice mais interessante do ano, não só por ser aquele que acumula mais ganhos (11,61%), mas sobretudo por ser aquele que reage mais rapidamente nos movimentos ascendentes, estando já novamente acima da MM(50).


Aquela Dragonfly Doji da sessão de Quinta-feira é regalo para os olhos, mas o CMF ainda está francamente negativo. Prefiro esperar por mais sinais de força, que até poderão vir já na sessão de amanhã.


Dow Jones Industrial Average

Também o DJIA está em grande forma, tendo feito uma Dragonfly Doji quase tão bonita como a do Nasdaq. Infelizmente, os problemas são os mesmos: falta de confirmação pelos indicadores técnicos.


No entanto, a vela de Sexta-feira foi praticamente uma Marubozu, apenas com uma ligeira rejeição de máximos. Portanto, se o DJIA ultrapassar a MM(20), será suficiente para eu considerar que está novamente em modo bullish.


Dow Jones Transportation Average

Há muita gente que diz que o DJTA está ultrapassado, mas eu discordo, por dois motivos. O primeiro prende-se com a venerável Teoria de Dow, que relaciona os ganhos das empresas de transportes com a boa saúde dos Bull Markets: se as empresas de transportes estão a aumentar os seus lucros, então é porque há cada vez mais passageiros e mercadorias para transportar e, concomitantemente, a economia está a crescer. Já o segundo motivo prende-se com este gráfico:


O índice até pode estar "ultrapassado", mas sobe mais do que os outros todos! Foi o único que chegou a testar a MM(20) durante a semana passada. O DJTA não pode ser negociado directamente, mas existe um ETF bastante líquido que o replica muito fielmente, o iShares DJ Transportation Average Index Fund (IYT: NYSE). Estou francamente tentado a abrir uma posição, mas ainda é cedo.


Russell 2000

Eis-nos finalmente chegado ao "patinho feio" do índices norte-americanos. O Russell não tem volume, imprescindível para a nossa análise, razão pela qual nos temos que nos guiar pelo ETF que mais fielmente o replica, que é o IWM:


Há quem diga que o RUT tem um potencial de valorização enorme, mas a mensagem que este gráfico nos transmite é clara: se forem especuladores, apanhem o barco; mas se forem investidores, fiquem longe!!! Apesar de haver uma zona de suporte claríssima entre os $ 106 e os $ 108, o padrão do preço é medonho: novos mínimos e novos máximos abaixo dos seus precedentes. Mas ainda há mais: um "Death Cross", situação em que a MM(50) cruza a MM(200) de cima para baixo, um sinal que muitos investidores encaram como o fim do Bull Market, pelo menos para o índice em causa.

Já eu, como nem aprecio pessimismos catastróficos nem euforias desenfreadas, prefiro esperar. O que eu vejo no gráfico é uma possível consolidação de vários meses, mas o Russell precisa urgentemente de fazer novos máximos acima dos anteriores para confirmar esta hipótese. Idealmente acima dos $ 120 pontos mas, pelo menos, acima do máximo registado no início de Setembro. Enquanto isso não acontecer, eu só quero distância das small caps.

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