quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A propósito da subida do Russell 2000


Por fim, o Russell 2000 deu sinais de vida! Ainda não foi nada de definitivo, mas para um índice que ameaçava entrar em Bear Market, é um primeiro sinal positivo, sobretudo tendo em conta as fortes quedas registadas nos últimos dias. Infelizmente, os mé(r)dia estão novamente a mostrar o que valem, ou seja nada, polarizando o seu discurso até níveis verdadeiramente ridículos: uns dizem que estamos perante um "dead cat bounce" e que o Russell 2000 está simplesmente a dar o último suspiro antes de partir para as profundezas do abismo. Outros dizem que "agora é que é!", o Russell vai subir como um foguete e só o céu é o limite... tudo isto ao fim de um dia, UM mísero dia!!!... Arre porra, tanta burrice chega a ser deprimente...

Ainda assim, lá aprece alguma coisa que se aproveite no meio de tanta lixeira. É o caso deste interessante gráfico feito por David Nelson, que compara a evolução dos dois ETFs que replicam os índices S&P500 e Russell 2000, o SPY e o IWM, respectivamente:


Diz Nelson :

«Ainda estou indeciso em relação a esta situação. Hoje li vários comentários bons acerca do Russell 2000 e todos salientam a enorme underperfomance do índice nos últimos tempos. No entanto, o IWM foi líder na sessão de hoje. 

Decidi elaborar este gráfico comparativo entre o IWM e o SPY. Como pode ver-se, o Russell tem estado a devolver a outperformance que foi manifestando nos últimos 5 anos.»

Vá lá, ainda há gente com bom senso entre os "especialistas" dos mercados. Para quem não percebeu: as recentes quedas no Russell 2000 são apontadas por muitos como o pronúncio do fim do presente Bull Market. Este gráfico mostra que, em termos relativos, só agora o Russell está ao nível do S&P500 e, portanto, a "fraqueza" das últimas semanas não pode ser tomada como um indicador da fraqueza global do mercado porque o RUT estava em manifesta outperformance.

Sem comentários:

Enviar um comentário