quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Greg Harmon sobre as subidas recentes da bolsa chinesa


Harmon volta a não desiludir aqueles que o seguem atentamente, presenteando-nos com mais este bom artigo sobre o compósito de Xangai ($SSEC):

«O mercado chinês tem estado em alta desde meados de Julho. E depois de um movimento de subida de mais de 50%, estão finalmente a aparecer sinais de que poderá consolidar ou até recuar, à semelhança daquilo que os dragões dos desfiles tradicionais chineses costumam fazer.


O gráfico semanal em baixo mostra o movimento do índice a partir da zona dos 2450 pontos, numa clara transição de um período de estagnação para uma tendência ascendente. Mas também mostra que o $$SSEC recuou [em Dezembro] depois de ter tocado na linha definida pelo Topo Duplo de Abril e Novembro de 2010:




Curiosamente, foi nesta zona que a média móvel simples a 200 dias também atingiu um máximo. Pergunto-me se isto será significativo? O que é certamente significativo é que as subidas recentes foram tão grandes e tão rápidas que o indicador de momento RSI chegou a estar acima dos 90%. Uma correcção faz, portanto, todo o sentido.

O mercado chinês tem agora uma oportunidade de nos mostrar a sua força.  Uma quebra abaixo dos 2820 seria um forte sinal de que as subidas foram exageradas e que um novo teste à zona dos 2450 pontos não é de descartar. Mas se o $SSEC aguentar na zona entre os 2900 e os 3100 pontos, poderá haver tempo para fazer "reset" aos indicadores de momento e manter a tendência ascendente durante o ano de 2015.»

Comentário do blogueiro: bastante oportuna, esta análise do Sr. Harmon. O melhor momento de olhar para os índices bolsistas é precisamente quando eles estão a tentar romper uma resistência anterior. Com excepção dos EUA, os mercados mundiais estiveram em contracção durante 2014. Mas se a bolsa chinesa regressasse às subidas de uma forma consistente e continuada, poderíamos ter um novo fôlego para a economia mundial. O $SSEC fechou ontem nos 3234,68 pontos.

A propósito, caso o melhor cenário se concretize e o compósito de Xangai volte a subir, há três fundos transaccionáveis (exchange-traded funds, ETF) de acções chinesas com boa liquidez: o  Market Vectors China ETF (PEK:NYSE), o iShares FTSE China 25 Index Fund (FXI:NYSE) e o db X-Trackers Harvest CSI 300 A-Shares Fund (ASHR:AMEX). Há muitos outros ETFs de acções chinesas mas todos têm ou pouca liquidez ou são alavancados, características que os tornam muito pouco recomendáveis, uma vez que a volatilidade dos mercados chineses é enorme.

Sem comentários:

Enviar um comentário