terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Berkshire Hathaway, Inc. B, gráficos diário e semanal (23/DEZ/2014)


Está na altura de olharmos novamente para a Berkshire Hathaway, Inc. B, (BRKB: NYSE), a acção que é indissociável dos míticos investidores Warren Buffett e Charlie Munger. A minha última análise à BRKB foi publicada no dia 15-Nov (ver estrelas cor-de-laranja no gráfico diário). Na semana passada estive perto de reforçar a minha posição na Berkshire pela 18ª oitava vez desde 2005, mas as subidas foram tão rápidas que acabei por perder o ponto óptimo de entrada.

 
Disse eu, nessa altura,  que a valorização da BRKB estava algo esticada e que a acção precisava de corrigir. A acção continuou porém a subir até ao início de Dezembro, só tendo corrigido nessa altura. Depois, disparou novamente para cima e tem estado a lutar com uma resistência na zona dos $153 há já quatro sessões.

O que podemos dizer hoje? Bem, os indicadores técnicos dão-nos sinais contraditórios: o MACD está globalmente positivo, com a diferença entre a MME(12) e a MME(26) a cruzar o sinal ou MME(9) de baixo para cima, embora haja agluma divergência em relação ao histograma. Já o CMF revela indefinição, havendo uma linha de tendência descedente (LTD) por romper mas também uma linha de tendência ascendente por quebrar. O volume tem aumentado nas últimas sessões, mas não se consegue concluir sobre quem está a levar a melhor, Touros ou Ursos.

Vejo duas possibilidades: (1) o preço continua a subir nas próximas sessões, mas não por muito tempo, chegando talvez à zona dos $155; (2) o preço não consegue superar a zona dos $153 e corrige novamente, idealmente até à zona amarela no gráfico, mas possivelmente até mais abaixo. Vamos olhar para o gráfico semanal para tentar perceber quão abaixo:

 
Como se pode verificar, o MACD semanal mostra uma forte divergência para com o seu histograma, o que não é bom sinal. O RSI semanal também está francamente esticado, claramente acima da zona de sobrecompra. O único aspecto positivo é a expansão do volume transaccionado, mas isso não nos livra da possibilidade de correcção.

Ora, em caso de queda livre, o primeiro suporte semanal anda na casa dos $140-$142, zona que serviu anteriormente de resistência. Outra hipótese mais pessimista é descer até ao segundo suporte, na casa dos $130-$132. A verdade é que a BRKB não tem recuado muito durante o presente Bull Market, mas pode ver-se que tem o hábito irritante de permanecer em tendência lateral durante meses. Observe-se por exemplo, o período entre Jul-2013 a Mar-2014: as Saídas de Chandelier estão praticamente horizontais!

Eu cá já decidi: a situação está moderamente perigosa, por isso vou esperar que o preço recue um pouco até voltar a reforçar a minha posição...

Sem comentários:

Enviar um comentário