domingo, 30 de novembro de 2014

S&P 500 SPDRs (SPY: NYSE), gráficos diário e semanal 27-Nov-2014


O grande Brian Shannon está em lua-de-mel e, por conseguinte, esta semana não temos a sua análise habitual dos mercados americanos. Vamos por isso recorrer ao Greg Harmon da Dragonfly Capital Management e aos seus dois gráficos do fundo transaccionável (exchange-traded fund, ETF) S&P 500 SPDRs (SPY: NYSE), que replica o S&P 500.

«(....) A volatilidade (VXX) parece ainda estar em níveis baixos, mantendo a tendência alta dos ETFs dos índices SPY (S&P 500), IWM (Russell 2000) e QQQ (Nasdaq 100). Os seus gráficos continuam a mostrar divergência, à medida que o SPY e o QQQ continuam a subir e o IWM permanece em modo de lateralização. Todos os três parecem estar em risco de uma correcção de curto prazo.

A semana terminou com o ouro ($GOLD) a testar os $ 1200, o número redondo, antes de cair novamente [quase 3%], acompanhando a queda do petróleo. Já o dólar (UUP) continuou a subir, assim como as obrigações (TLT). Já os mercados emergentes (EEM) testaram a resistência [nos $42,5] e voltaram a cair.»

Vamos então olhar para os gráficos do SPY, começando pelo diário:


«O SPY começou a semana com uma vela interior na Segunda-feira, aguentando o gap da Sexta-anterior [atenção que esta semana só teve quatro sessões, porque a Quinta-feira foi o feriado do dia da acção de graças nos EUA]. A amplitude dos preços aumentou ligeiramente a partir de então, mas ainda assim num intervalo muito curto. O gráfico diário mostra sinais de exaustão, com o MACD a cruzar para baixo e o RSI a recuar da região de sobrecompra. Contudo, nenhum dos indicadores mostra sinais suficientemente fortes e definitivos, portanto a tendência permanece ascendente.»

E agora, o gráfico semanal:


«A semana terminou com uma vela doji no SPY. Trata-se de um sinal de indecisão, podendo o preço prosseguir tanto para cima como para baixo durante a próxima semana. As bandas de Bollinger estão a ser pressionadas para cima, enquanto o RSI permanece bullish e o MACD está ascendente, sugerindo uma continuação das subidas [mas só no longo prazo!].

Não há resistência imediatamente acima do máximo semanal nos $207.87, mas as extensões de Fibonacci de Setembro e de Outubro providenciam como alvos os $209.53, os $211,89 e os $214.25, para as extensões de 138.2%, 150% and 161.8, respectivamente. Já os suportes podem ser encontrados nos $205.7, seguido pelos $204.8, 203.25 e 201.9. Portanto, estamos perante um cenário de consolidação de curto prazo com uma possível correcção da tendência ascendente de longo prazo.»

E eu acrescento que essa correcção é agora bastante provável. Mas vamos ver o que a próxima semana nos reserva...

Sem comentários:

Enviar um comentário