sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Russell 2000 (via IWM), gráficos semanal e diário, 26-Nov-2014


Numa altura em que os mercados americanos parecem estar a perder momento ascendente e a preparar-se para uma correcção, vale a pena voltarmos a olhar para aquele que tem sido o mais fraco dos grandes índices dos EUA durante o presente ano de 2014, o Russell 2000, também conhecido como o índice das small cap (empresas com pequena "small" capitalização em bolsa "cap").

Como já é habitual aqui no AnB, vamos utilizar o fundo transaccionável (exchange-traded fund, ETF) iShares Russell 2000 (IWM: NYSE) para fazer a nossa análise, pela simples razão de que os gráficos do índice $RUT não são acompanhados pelo volume transaccionado, elemento que eu considero ser muito importante.

Ao contrário do que é habitual, hoje vamos começar pelo gráfico semanal. Porquê? Porque é ao nível desta resolução temporal (semanas) que está a ser travada a batalha que realmente interessa:


O que temos aqui? Bem, para começar, uma forte resistência na zona dos $ 120, que vigora praticamente desde o início do ano e que, na sequência de um topo duplo, fez o ETF corrigir de $120,18 para $103,54, uma queda de cerca de 13,96%! Em Outubro, porém, os investidores começaram a injectar dinheiro novamente nas small cap, fazendo aumentar fortemente o volume transaccionado e elevando rapidamente os preços até à zona de resistência, acima do máximo local do início de Setembro ($117,48).

Portanto, estamos agora num ponto muito interessante: nas últimas três semanas, o IWM aproximou-se da resistência ($120), voltou a descer até à MM(50) e está agora mais ou menos a meio caminho entre as duas. Com o PPO na zona que pintei a amarelo no gráfico, entre duas LTDs que vigoram desde 2013, é possível que o IWM continue a avançar para cima. No entanto, como os outros índices denotam alguma saturação, também é possível que o IWM corrija nos próximos dias.

Para tentarmos inferir o que vai acontecer, ou melhor, o que é mais provável que aconteça (porque nestas coisas dos mercados nada é garantido), vamos agora olhar para o gráfico diário:


Pode ver-se que, apesar de o gráfico diário (ainda) não colocar em causa a tendência ascendente semanal, há divergências entre a evolução ascendente do preço e os indicadores técnicos (PPO e CMF descendentes) que sugerem quedas nas próximas sessões. Por "próximas sessões" entendam-se os próximos quinze dias. 

Concluindo, é realmente uma pena, mas julgo que ainda não vai ser desta que o IWM vai superar a grande resistência de 2014 ($120)...

Sem comentários:

Enviar um comentário