sábado, 15 de novembro de 2014

Mercados americanos: a análise semanal de Brian Shannon (17)


No vídeo desta semana, o grande Brian Shannon disse, pela primeira vez, uma coisa com a qual eu não concordo inteiramente. Vejam o vídeo e tentem adivinhar o que é:



Então? Adivinharam?... Trata-se do volume. Sim, o Brian tem toda a razão quando diz que o nível das stop losses deve ser determinado em função do preço. No entanto, a ideia de que o volume não serve para nada é errada. O volume, enquanto elemento da Análise Técnica, serve de sério aviso, embora não definitivo, de uma possível reversão da tendência. Por outras palavras, o volume por si só não quer dizer nada em definitivo, mas deve ser observado de tempos a tempos para determinar possíveis inconsistências na evolução do preço. Se eu tivesse que atribuir um peso às duas coisas, preço e volume, diria que o preço representa 90% da informação a considerar e o volume 10%.

Por exemplo, se uma subida ocorrer com uma diminuição muito grande de volume, os investidores devem ficar alerta e agir rapidamente se os preços começarem a cair. Repare-se, não devem fazer nada antes de os preços começarem realmente a cair, mas a quebra no volume servirá sempre como primeiro aviso de que algo poderá não estar bem. Aliás, o volume é um elemento-chave em inúmeras figuras de reversão: cabeça e ombros, triângulos simétricos, ascendentes e descendentes, cunhas, etc. Nestas figuras, o volume é imprescindível para confirmar a reversão ou continuação do movimento. Fiquei por isso um pouco surpreendido com as afirmações de Shannon neste vídeo, mas acredito que ele tem perfeita consciência da grande importância do volume no contexto certo e que simplesmente não se expressou bem.

Qaunto ao resto, o vídeo é, como sempre impecável. Um reparo acerca do ouro (GLD: NYSE): tal como Shannon, eu também acredito que o ouro ainda está numa tendência descendente. No entanto, a força do movimento ascendente na última sessão indica que a correcção pode superar os $115 que eu tinha indicado na semana passada. Em quanto poderá superar? Bem, em princípio até à zona entre os $116 e os $117, onde se encontra presentemente a MM(50). No entanto, pode não ficar por aí... até à BB superior (mais ou menos nos $121) tudo é possível. Portanto, eu não apostaria na queda do ouro nos próximos dias...

Sem comentários:

Enviar um comentário