terça-feira, 30 de setembro de 2014

S&P 500 (diário) 30-Set-2014


O Brian Shannon não publicou a sua habitual análise semanal aos mercados americanos e a análise do Greg Harmon também não foi inteiramente do meu agrado, razões pelas quais não publiquei nenhuma delas aqui. A verdade é que os principais índices americanos têm estado a corrigir e ainda não se vislumbra perspectiva de recuperação para os próximos dias. Nesse sentido, o melhor a fazer é mesmo ficar de fora da bolsa e esperar por melhores dias... a menos que tenham posições de muito longo prazo, como eu tenho. Nesse caso, só vos resta ter paciência e sofrer. É a vida de investidor!

Entretanto, aqui fica um gráfico diário do S&P 500:


Pontos-chave do gráfico: tanto o PPO como o CMF indicam fortes probabilidades de continuação das quedas. Estou por isso convencido que o S&P 500 deverá descer, numa primeira fase, até á zona que pintei a cor amarela, entre os 1950 e os 1960 pontos. É também para essa zona que conflui a LTA ascendente que vigora desde Abril, razão pela qual acredito que o índice poderá voltar a subir a partir daí.

No entanto, também é perfeitamente possível que o índice continue a cair a partir dessa zona. Se isso acontecer, teremos uma situação bastante feia, porque só há mais duas zonas de suporte até à MM(200), uma nos 1930 e outra nos 1910 pontos. Não vamos, no entanto, sofrer por antecipação. Vamos antes aguardar pacientemente pelo final da semana, para ver o que acontece até lá. Lembrem-se: apesar da manifesta fraqueza das small caps, a tendência principal de longo prazo dos três maiores índices (S&P 500, Nasdaq 100 e DIJA) mantém-se fortemente bullish. Ora, diz a sabedoria dos mercados que "apostar contra a tendência é como mijar conta o vento". Portanto, o melhor é mesmo ficarmos de fora. Deixem as apostas nas quedas para os profissionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário