domingo, 7 de setembro de 2014

Texas Instruments (TXN:Nasdaq Global Select) - Diário e Semanal 2014/SET/05


Voltamos hoje a olhar para a Texas Instruments, inc. (TXN: Nasdaq GS). Infelizmente, as notícias não são as melhores: a TXN tem andado a marcar passo e está neste momento numa fase de underperformance (i.e. está a ter um desempenho inferior ao do mercado):


A TXN nunca foi uma acção propriamente rápida (as suas virtudes são ir subindo consistentemente e manter o potencial de valorização a longo prazo) mas, nas últimas semanas, a tartaruga tem andando ainda mais devagar do que é costume. E, se por um lado o marasmo típico do mês de Agosto pode ajudar a explicar o sucedido, o investidor atento deve redobrar a atenção e procurar explicações alternativas.

A TXN tem lançado, nas últimas semanas, uma série de produtos novos (contadores de energia inteligentes, aplicações Bluetooth, microcontroladores de baixo consumo, etc.)... mas nem assim o interesse pela acção tem aumentado. Portanto a questão é: estamos perante uma acção que perdeu o seu fulgor, devendo por isso ser descartada? Vamos olhar para o gráfico semanal:


Pode ver-se que, apesar da manifesta lentidão, o preço rejeitou claramente a MM(20) nas duas últimas semanas, depois de ter rejeitado a MM(40) há cinco semanas. Por outro lado, o MACD, as BB e o RSI indicam que o potencial de subida a curto prazo da TXN poderá ainda não estar esgotado, embora também haja a possibilidade de reversão. Por conseguinte, a melhor forma de actuação neste momento parece-me ser aguardar pelas sessões da próxima semana, sendo que, no muito longo prazo, as perspectivas para a TXN continuam francamente positivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário