quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Berkshire Hathaway, Inc. B (BRKB: New York Stock Exchange) - Diário, 11/SET/2014


De tempos a tempos, alguém me pergunta: "se apenas pudesses comprar uma acção, qual seria a tua escolha"? Por incrível que pareça, a resposta não me suscita quaisquer dúvidas. Transacciono em bolsa desde 2005 e só há uma acção que mantive até hoje desde o primeiro dia, mesmo durante a crise financeira de 2008: a Berkshire Hathaway, Inc. B.

"Como?" Perguntarão alguns dos meus leitores. "Então uma das regras mais sagradas dos mercados financeiros não é precisamente nunca se apaixonar por uma acção?" É sim, respondo eu. Mas eu não me apaixonei pela acção, apaixonei-me pela fantástica gestão do Warren Buffett e da sua administração, traduzidas no gráfico que vos apresento a seguir:



No dia 16 de Abril de 1980, a BRKA (acções classe A) transaccionava a uns "míseros" $245. Hoje, pouco mais de 34 anos depois, a acção fechou a $206 850. É uma subida de 84 328,6%, correspondendo a cerca de 22,65% ao ano. Ou, posto de outra forma, uma pessoa que tivesse comprado 10 acções da BRKA em 1980 teria gastado $2450... e hoje teria uns assombrosos $2 068 500. Números verdadeiramente incríveis.

Tão incríveis que hoje em dia, só mesmo os muito ricos podem dar-se ao luxo de comprar uma acção da BRKA, que nunca chegou a fazer um stock split. É por isso que eu, como a esmagadora maioria dos mortais, apenas transacciono BRKB (acções classe B). Mas a taxa de crescimento do preço é mais ou menos idêntica nos dois casos, A e B. Só este ano (desde Janeiro), a BRKB já valorizou mais de 15%. Por comparação, o SPY (ETF) avançou "apenas" 9,68%. E o ano ainda não acabou!...

Há activos que valorizam mais do que 22,65% num ano? Há, sim. Mas não conheço nenhum que tenha valorizado 22,65% ao ano durante três décadas seguidas. Enquanto o velho (Warren Buffett) for vivo, eu vou continuar a comprar BRKB.

Vamos lá então olhar para o gráfico diário:


A acção subiu bastante durante o mês de Agosto, tendo sido travada pela resistência na casa dos $138. O momento ascendente parece estar agora a esgotar-se, à medida que o PPO e o CMF recuam, anunciando uma correcção. Infelizmente, a BRKB tende a permanecer numa gama de valores bem definida durante vários meses, acumulando pressão compradora até "explodir" numa ascensão que, tipicamente, costuma ser curta (algumas semanas). Foi isso o que aconteceu entre Abril e Agosto.

O que quer isto dizer? Que o melhor por agora é deixar assentar a poeira e esperar que o preço volte a aproximar-se da MM(50). Uma entrada neste momento seria provavelmente perder dinheiro, pelo menos a curto e a médio prazo. Daqui a umas semanas votlaremos a falar...

Sem comentários:

Enviar um comentário